22/12/2016

1º Seminário de Auxiliares e Técnicos une representantes da Enfermagem

O 1º Seminário de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem –

O 1º Seminário de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – SATENF – realizado pelo SATEMRJ reuniu representantes do COREN/RJ, ABEN, ANATEN, dia 19 de dezembro, no Centro de Estudos e Capacitação do COREN, na Rua da Glória, 190.

A Presidente do SATEMRJ, Miriam Lopes, falou sobre as mudanças, lutas e atuação desta gestão do  Sindicato. Fez exposição de vídeos e fotos que marcaram a presença dos representantes do SATEMRJ nos movimentos por contratação de concursados, melhores salários e condições de trabalho, nas manifestações, nas unidades de saúde e  nas mesas de negociação com o Estado e Município.

A mesa de abertura contou com a participação da Presidente do SATEMRJ, Miriam Lopes;  da Presidente do COREN-RJ, Drª. Maria Antonieta Rubio Tyrrell; da  Deputada Estadual,

Enfermeira Rejane de Almeida; Maria Lúcia Tanajura, da Diretora da ANATEN-RJ; Sônia Acioli de Oliveira, Presidente da ABEN-RJ.

A  Drª. Maria Antonieta Rúbio Tyrrell palestrou sobre Políticas de Saúde e Implicações na Prática Profissional. A Deputada, Enfermeira Rejane Almeida, falou sobre o Papel do Parlamento na Proteção dos Cidadãos e Profissionais. O Representante da CONATENF,  Paulo Murilo de Paiva,  fez uma explanação sobre o SUS, sua Organização e Cidadania. Ética, Hierarquia e Subordinação foram tema da palestra da diretora da ANATEN, Maria Lúcia Tanajura.  A Conselheira responsável pelas comissões de ética do COREN-RJ, Rosimere Maria da Silva, apresentou o tema “Segurança do Paciente, Ética e Legislação”. O Diretor do SATEMRJ,  Luciano Pinheiro, fechou o encontro, discorrendo sobre a precarização da saúde e do setor de enfermagem.


Fonte: SATEMRJ



  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2
  • BannerLateral_codigo_etica