10/12/2018

Acidente do ônibus 422: a atuação da enfermagem da emergência do Hospital Municipal Souza Aguiar

Acidente do ônibus 422: Capacita Coren-RJ e a atuação da

Acidente do ônibus 422: Capacita Coren-RJ e a atuação da enfermagem da emergência do Hospital Municipal Souza Aguiar

Na tarde de quinta-feira (06/12), num dos locais mais movimentados do Centro do Rio de Janeiro, um ônibus da linha 422 perdeu a direção e invadiu a calçada, adentrando a loja de um banco. Seis pessoas ficaram feridas e foram socorridas ao Hospital Municipal Souza Aguiar, mesma unidade de saúde que, naquela manhã, recebera o curso Emergências Traumáticas, ministrado pela Dra. Lilian Behring, coordenadora do Capacita Coren-RJ. A equipe que prestou assistência às vítimas do acidente participou do curso, cujo conteúdo instruía exatamente para os procedimentos corretos naquele tipo de situação.

A enfermeira cardiologista, diretora científica do Hospital Municipal Souza Aguiar e coordenadora da pós-graduação em urgência e emergência da Faculdade Bezerra de Araújo, Drª Thais Bessa, avaliou a presença da sua equipe no curso como muito oportuna para a atuação bem-sucedida dos profissionais: o que foi aplicado na aula foi colocado em ação pela enfermagem do Souza Aguiar. Os acidentados já tiveram alta e apenas uma das vítimas aguarda sua transferência para uma unidade de saúde particular, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Para a presidente do Coren-RJ, enfermeira Ana Lúcia Telles Fonseca, o reconhecimento da Drª Thaís Bessa estimula ainda mais o avanço dos projetos educativos da autarquia:

– Além de aproximar o Coren-RJ de seus titulares, a educação continuada é efetivamente um proveito que se estende do profissional à população. Ou seja, além de atualizar conhecimentos daquele que está na ponta da assistência, a capacitação tem a sua função social plenamente alcançada, na prestação de qualidade do serviço. Foi o que vimos ontem: a atuação acertada da equipe de enfermagem do Souza Aguiar, que está de parabéns.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2