Solenidade de Desagravos Públicos a profissionais de enfermagem agredidas
Os casos ocorreram no CER Barra e em Cabo Frio – Assista aqui
O Coren-RJ transmite ao vivo, nesta sexta-feira, 18/12/2020, a partir das 10h, no Facebook, dois atos simultâneos de desagravo público a profissionais de enfermagem que foram agredidas no seu exercício profissional, em seus locais de trabalho. A solenidade será apresentada pela presidente do Coren-RJ, Ana Lúcia Telles Fonseca, ao lado da primeira-tesoureira, a técnica de enfermagem Maria Lúcia Machado; das conselheiras relatoras, enfermeiras Wilma Nascimento e Olguimar Dias; da segunda-tesoureira Eliene Soares e da conselheira Ivonete Aparecida. A duas profissionais agredidas que serão desagravada são a enfermeira Beatriz Paiva e Silva de Souza e a auxiliar de enfermagem Marilene Vianna da Silva. Os Atos de Desagravo Público foram decididos pelo Plenário 2018/2020.
Relembre os casos:
Beatriz Paiva
Na noite do dia 4 de outubro de 2020, no CER da Barra da Tijuca, um acompanhante agrediu fisicamente e verbalmente a enfermeira Beatriz Paiva, por lhe ter sido negada a exigência de dar prioridade do atendimento ao seu pai, uma vez que a profissional estava naquele momento socorrendo outra paciente com suspeita de AVC. O homem se apresentou como policial civil, mostrou seu distintivo e que estava armado, intimidando e levando temor e perturbação aos profissionais e pacientes da unidade. Assina a relatoria deste Ato de Desagravo a conselheira Wilma Gonçalves do Nascimento, após análise do parecer nº 025/20, de acordo com o disposto na Resolução COFEN nº 433/2012.
Marilene Vianna da Silva
A auxiliar de enfermagem de Cabo Frio, Marilene Vianna da Silva, é a outra desagravada na transmissão ao vivo desta sexta-feira, 18/12. Trata-se de ofensa sofrida em seu exercício profissional, quando foi agredida verbalmente pelo prefeito de Cabo Frio, no seu local de trabalho, o Hospital São José Operário, em julho de 2020. A servidora municipal Marilene Vianna havia denunciado irregularidades, em um vídeo gravado em 1º de maio, onde pedia EPIs adequados e a solução de problemas diversos na unidade. Após análise do parecer nº 096/20, pela conselheira Olguimar dos Santos Dias, os conselheiros do Coren-RJ decidiram pelo Ato de Desagravo Público, de acordo com a Resolução COFEN nº 433/2012, em
desfavor ao prefeito do município de Cabo Frio, com vista ao constrangimento e ofensas comprovadamente sofridas em seu local de trabalho por Marilene Vianna da Silva.
Anexos, os documentos dos Atos de Desagravo
Veja Mais
- 21/01/2021 17:42
Presidente do Coren-RJ fala ao O Globo sobre a prioridade da enfermagem ser vacinada - 21/01/2021 17:22
SOBRE A PRIORIDADE DE IMUNIZAR A ENFERMAGEM - 21/01/2021 12:01
JR – Conselho Federal de Enfermagem inicia vistoria nos hospitais do Amazonas - 19/01/2021 19:01
Pesquisa avalia atitudes dos profissionais de Enfermagem frente à morte - 19/01/2021 18:59
Aplicativo busca auxiliar tomada de decisão em caso de atraso vacinal