29/05/2015

Aprovado Projeto de Implantação da Enfermagem Obstétrica nas Maternidades do Estado

Foi aprovado na última quinta-feira (28/05), na sede da Secretaria

Foi aprovado na última quinta-feira (28/05), na sede da Secretaria Estadual de Saúde, o Projeto de Implantação da Enfermagem Obstétrica nas Maternidades do Estado do Rio de Janeiro. A proposta é uma iniciativa conjunta do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Enfermagem do RJ, da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras e da deputada estadual Enfermeira Rejane.

O projeto piloto será implantado no Hospital da Mãe, em Mesquita. Oito enfermeiras obstétricas já atuam no local e mais quatro serão contratadas neste mês para finalizar a equipe. Durante o ano de 2015, serão contratadas outras 12 enfermeiras, visando atender a Resolução 293 do Cofen quanto ao dimensionamento de pessoal de enfermagem nas unidades de saúde.

A principal ação do projeto é prestar assistência integral ao trabalho de parto, desde a entrada na maternidade até o puerpério imediato (primeira hora após o parto). O projeto piloto será monitorado pelo Coren-RJ até janeiro de 2016, visando a implantação em outras maternidades do estado do Rio de Janeiro. Os principais indicadores avaliados serão as diminuições da taxa de cesarianas executadas pela equipe, da taxa de internação neonatal e de intervenções desnecessárias no parto (colocação de soro, a episiotomia, dieta zero e etc).

Participaram da reunião, a presidente do Coren-RJ, Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell, a presidente da ABen-RJ, Profª Sônia Alves, o secretário estadual de saúde, Felipe Peixoto, o vice-presidente da Abenfo, Valdecyr Herdy Alves e diversos representantes dos órgãos supracitados.




  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2
  • BannerLateral_codigo_etica