23/06/2020

Biblioteca de Manguinhos lança seu 2º Ciclo de Treinamentos Online

Evento começa no dia 26 de junho A Biblioteca de

Evento começa no dia 26 de junho

A Biblioteca de Manguinhos, integrante da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, começa na próxima sexta-feira, 26 de junho, o 2º Ciclo de Treinamentos Online em Bases de Dados, desta vez com foco nas fontes de informações da editora Clarivate – Web of Science (abrangendo Kopernio e Publons), o gerenciador de referências Endnote Online, Derwent Innovations Index e Journal Citation Report. Os treinamentos são direcionados para toda a comunidade Fiocruz, mas também estão abertos a instituições externas. E têm seu foco no novo Coronavírus SARS-CoV-2.

As bases de dados são importantes recursos disponíveis para os usuários da Biblioteca de Manguinhos, sejam eles da Fundação Oswaldo Cruz ou de instituições externas. Possuem artigos científicos, capítulos de livros, resumos e diversas outras informações de interesse para profissionais de Saúde, pesquisadores, cientistas e alunos de pós-graduação. Como cada uma tem suas particularidades – algumas são bastante focadas numa área e outras são multidisciplinares, e cada qual conta com mecanismos próprios de pesquisas.

Igor Falce, chefe da Biblioteca de Manguinhos, conta que em abril a instituição começou a oferecer treinamentos internos para capacitar sua equipe. “Estávamos em fase de adequação ao trabalho remoto e queríamos aproveitar o momento para capacitar servidores e colaboradores”, descreve Igor. “Depois, ampliamos para a Rede de Bibliotecas e vimos que poderíamos estender para os usuários da Informação em Saúde em geral. Nossa bibliotecária de referência, Angelina Pereira, foi quem intermediou o contato com as editoras Elsevier e Clarivate. Por conta da pandemia, os treinamentos foram elaborados a partir de simulações de pesquisa que envolvem o novo coronavírus”.

O resultado foi a realização, em junho, do 1º Ciclo de Treinamentos Online em Bases de Dados, dividido em quatro módulos, todas com fontes de informações da editora Elsevier. Os treinamentos tiveram adesão bastante significativa, com a participação de pessoas de várias instituições do país. Na primeira semana, a base de dados Science Direct contou com 1.170 participantes. Na segunda semana, a Scopus atraiu 1.207 pessoas. Em seguida, foi o gerenciador de referências Mendeley, que teve o maior interesse: 2.012 participantes. E, por fim, a base de dados Embase, que contou com 298 participantes.

Para o 1º Ciclo de Treinamentos foi fornecido certificado de participação a todos os participantes, mas no 2º Ciclo, por limitações da plataforma da editora, não haverá certificação.

A programação do 2º Ciclo de Treinamentos, que começa no dia 26 de junho, terá a duração de quatro semanas, sendo realizada sempre às sextas-feiras, das 15h às 17h:

• Primeira semana: Web of Science (Kopernio e Publons), dia 26/06,  de 15h às 17h –  Se inscreva

• Segunda semana: Endnote, dia  03/07, de 15h às 17h –  Se inscreva

• Terceira semana: Derwent Innovations Index, dia 10/07, de 15h às 17h – Se inscreva 

• Quarta semana: Journal Citation Report, dia 17/07, de 15h às 17h – Se inscreva

Fonte: Fiocruz/ASCOM COFEN




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117