05/02/2020

Campus da UFF de Rio das Ostras receberá o Coren-RJ Móvel em fevereiro

Em visita técnica ao Instituto de Humanidades e Saúde –

Em visita técnica ao Instituto de Humanidades e Saúde – Departamento de Enfermagem do Campus de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense (UFF/CURO), a conselheira coordenadora do Programa Coren-RJ Móvel, Olguimar Dias, e a diretora primeira-tesoureira da autarquia, Maria Lucia Tanajura Machado, foram recebidas pela Prof.ª Ma. Sandra Maria do Amaral Chaves, chefe do Departamento de Enfermagem (REN). Na oportunidade, as conselheiras conheceram as dependências do Instituto que acolherá  no próximo dia 13 de fevereiro o Coren-RJ Móvel e que terá à frente do atendimento aos profissionais da região do conselheiro Marcelo Mendonça e o assessor Ilton Marcio.

As conselheiras parabenizaram pelo sucesso do trabalho que o Departamento de Enfermagem do Campus da UFF Rio das Ostras está desenvolvendo na região, com relação à Consulta de Enfermagem, no Consultório de Enfermagem Érick Igor dos Santos – UFF/CURO. Uma inovação na academia que está influenciando muito a valorização e autonomia do profissional de enfermagem do Rio de Janeiro, trabalho promovido e realizado com muito esforço de todos os envolvidos.

O bem-sucedido Consultório de Enfermagem Érick Igor dos Santos – UFF/CURO

A chefe do Departamento de Enfermagem apresentou às conselheiras a iniciativa bem-sucedida que vem beneficiando a população com cuidados, através de Consultas de Enfermagem. Trata-se do Consultório de Enfermagem Éric Igor dos Santos – UFF/CURO, inaugurado em 16 de maio de 2017, durante a XIª Semana da Enfermagem do Departamento de Enfermagem – REN. Ressalta-se que o Consultório de Enfermagem é integrado às atividades pedagógicas e assistenciais do Curso de Graduação em Enfermagem na perspectiva do SUS. O Consultório de Enfermagem é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão. Oferece seis tipos de atendimento ao público (ambulatório de saúde sexual e reprodutiva da mulher, grupo de gestante, ambulatório de práticas integrativas e complementares, ambulatório de nutrição e dietética, serviço de testagem e aconselhamento em IST/AIDS/Hepatites Virais e, consulta na saúde do homem).

O Consultório de Enfermagem é resultado de muitas conquistas que vieram graças à criação do Departamento de Enfermagem (REN), em 2013, e que teve sua primeira chefe de Departamento a Prof.ª Drª. Silvia Regina Teodoro Pinheiro. Ao lado dos professores do Departamento de Ensino, ela conduziu a construção do Consultório de Enfermagem.

A atual chefe do Departamento de Enfermagem (REN), a Prof.ª Sandra Maria do Amaral Chaves, juntamente com a atual coordenadora do Consultório de Enfermagem, a Prof.ª Dra. Jane Baptista Quitete, estabeleceram uma parceria com o Rotary Club de Rio das Ostras, em 2017 logo, após a sua inauguração. A Prof.ª Dra. Jane Baptista Quitete e alguns docentes do Departamento de Enfermagem (REN) realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão no Consultório de Enfermagem, que já possui Regimento Interno e diversos Protocolos de Atendimento, elaborados pelos docentes, sob o comando da atual coordenadora.

Já estão previstas algumas modificações para melhor atender aos usuários, com vistas a expandir as atividades em andamento, implementação de novas propostas de atendimento à comunidade acadêmica e no ensino pedagógico, destinados à formação dos futuros enfermeiros.

Localizado no piso superior do Instituto, os professores realizam as Consultas de Enfermagem, voltadas para o público interno, composto por funcionários e estudantes dos cursos de graduação em Psicologia, Enfermagem, Serviço Social e Produção Cultural, Engenharia de Produção e Ciências da Computação. Também conta com o serviço das Consultas de Enfermagem a comunidade extramuros da UFF, proporcionando atendimento quinzenal ao grupo “Gestante de Vida: espaço de empoderamento feminino”.

Para a atual chefe do Departamento de Enfermagem, Prof.ª Sandra Chaves, o Consultório de Enfermagem é o resultado de uma longa história de lutas, que culminou com sua inauguração. Hoje, conta com uma pequena estrutura bem organizada, incluindo uma sala de exames. Porém, ainda precisa de investimento para a manutenção e aquisição de equipamentos.

Sob o ponto de vista acadêmico, o Consultório de Enfermagem proporciona campo de ensino prático para oito disciplinas. Possui projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados, além de monitoria, incluindo o projeto PET Enfermagem. Um incentivo ao avanço na autonomia do futuro profissional enfermeiro.

Sobre a legalidade

Os consultórios de enfermagem contam com respaldo técnico e legal para realizar consulta de enfermagem. Trata-se de um direito do profissional enfermeiro, assegurado pela Lei 7.498/86, art. 11, inciso I, alínea “i”, pelo Decreto 94.406/87, art. 8º, inciso I, alínea “e”, pelo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e normatizada pela Resolução Cofen 358/2009. A Resolução Cofen 568/2018 regulamenta a atuação dos consultórios de Enfermagem. A atuação em consultórios obedece a normativos técnicos e éticos vigentes.

Em parceria com o Programa de IST/HIV do município de Rio das Ostras; PAISM do município de Rio das Ostras; e do Instituto de Medicina Nuclear/IMN, o projeto do Consultório foi premiado em segundo lugar da Semana de Desenvolvimento Acadêmico 2019/Universidade Federal Fluminense, na área Ciências da Saúde: “Consultório de Enfermagem: laboratório de ensino, pesquisa e extensão sobre mulheres e enfermagem”. Também foi selecionado para participar da segunda etapa do Prêmio Laboratório de Inovação em Enfermagem COFEN/OPAS, que será realizada nos dias 16 a 18 de março em Brasília.

Assista ao vídeo

Em vídeo ,  a Prof.ª Sandra Chaves apresenta o Consultório, relata o grande esforço e boa vontade dos envolvidos – mestres, monitores, alunos – e acredita na evolução do projeto.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117