Cancelamento e Suspensão

CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO

O profissional que não esteja exercendo a profissão pode requerer, a qualquer tempo, o cancelamento da inscrição.

DOCUMENTOS  OBRIGATÓRIOS

1. Carteira de Identidade Civil – Original Digitalizada – Frente e Verso;

São aceitos como documentos de identidade civil: Registro Geral(RG); Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional; Cédula de Identidade de Estrangeiro(CIE).

No caso de estrangeiro portador de visto permanente ou temporário, clique aqui

2. Comprovante de Residência com CEP – Original Digitalizada – Frente e Verso;

São aceitos comprovantes de contas fixas com endereço completo e CEP, emitido nos últimos seis meses.

NOS CASOS DE FALECIMENTO DO PROFISSIONAL

3. Certidão de Óbito do profissional falecido

4. Carteira de Identidade Civil do parente ou representante legal que está requerendo o cancelamento


CANAIS DE ATENDIMENTO

1. Atendimento ONLINE

Para requerer online, envie um e-mail para processamento@coren-rj.org.br. No e-mail, deverá constar anexado o original digitalizado, frente e verso, de modo legível, da documentação obrigatória listada acima. Por favor, informe também no corpo do e-mail seu nome completo, cpf e a solicitação desejada.

2. Agendamento de Atendimento Presencial

Para agendar, clique aqui. O atendimento presencial, solicitado via agendamento, requer apresentação de original e cópia  tanto da documentação obrigatória listada acima, como também da documentação extra listada abaixo, para que sua solicitação seja aceita.


VALORES E PRAZOS

1. Não há taxa de cancelamento de inscrição.

2. Para maiores informações sobre os prazos de nossos serviços, clique aqui.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

1. A efetivação do Cancelamento requerido por e-mail será realizada somente após o recebimento, pelo Coren/RJ, da carteira de profissional do Coren/RJ. Esta deverá ser encaminhada por correio ou entregue presencialmente na sede ou subseções do Coren/RJ após a pandemia.

2. No que tange à suspensão de cobrança das anuidades, será considerada a data do envio do pedido por e-mail, desde que a carteira seja enviada ao Coren/RJ no prazo de até 90 (noventa) dias do requerimento; caso contrário, será considerada a data do recebimento da carteira.

3. O cancelamento não isenta o profissional das responsabilidades e obrigações pecuniárias.

4. O profissional que tiver tido a carteira do Coren/RJ extraviada, roubada ou perdida deverá encaminhar, igualmente por correio, declaração de próprio punho atestando a ocorrência, assim como informar este fato no e-mail de requisição do cancelamento.

5. O profissional pode requerer reinscrição a qualquer momento.


SUSPENSÃO DA INSCRIÇÃO

O profissional que, tendo vínculo empregatício, seja afastado do exercício da atividade profissional por período superior a um ano, pode requerer a suspensão de inscrição.

DOCUMENTOS  OBRIGATÓRIOS

1. Carteira de Identidade Civil – Original Digitalizada – Frente e Verso;

São aceitos como documentos de identidade civil: Registro Geral(RG); Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional; Cédula de Identidade de Estrangeiro(CIE).

No caso de estrangeiro portador de visto permanente ou temporário, clique aqui

2. Comprovante de Residência com CEP – Original Digitalizada – Frente e Verso;

São aceitos comprovantes de contas fixas com endereço completo e CEP, emitido nos últimos seis meses.

3. Documentos que provem o afastamento do exercício da atividade profissional por período superior a 01 (um) ano, conforme Resolução Cofen 560/2017 – Original Digitalizada – Frente e Verso;

São aceitos, por exemplo, carteira de trabalho que comprove o vínculo empregatício em conjunto com laudo ou decisão de afastamento pelo INSS ou outra entidade previdenciária; Outros documentos serão aceitos e analisados.


CANAIS DE ATENDIMENTO

1. Atendimento ONLINE

Para requerer online, envie um e-mail para processamento@coren-rj.org.br. No e-mail, deverá constar anexado o original digitalizado, frente e verso, de modo legível, da documentação obrigatória listada acima. Por favor, informe também no corpo do e-mail seu nome completo, cpf e a solicitação desejada.

2. Agendamento de Atendimento Presencial

Para agendar, clique aqui. O atendimento presencial, solicitado via agendamento, requer apresentação de original e cópia  tanto da documentação obrigatória listada acima, como também da documentação extra listada abaixo, para que sua solicitação seja aceita.


VALORES E PRAZOS

1. Não há taxa de cancelamento de inscrição.

2. Para maiores informações sobre os prazos de nossos serviços, clique aqui.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

1. O requerimento de suspensão é deferido apenas para o profissional que está regular com o pagamento das anuidades e que não está respondendo a processo ético.
2. O profissional deverá comprovar anualmente que não exerce a atividade profissional, sob pena de ter sua inscrição reativada, com a respectiva cobrança das anuidades devidas, caso assim não proceda.
3. O profissional que desejar retomar a atividade profissional deverá reativar sua inscrição e efetuar o pagamento da anuidade, observada as normas vigentes.



  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117