23/11/2021

Cofen abre consulta pública sobre imobilização ortopédica

Consulta estará disponível até o dia 19 de dezembro. Participe

Consulta estará disponível até o dia 19 de dezembro. Participe e ajude a aperfeiçoar proposta de normativa

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) abriu, nesta sexta-feira (19/11), consulta pública sobre a atuação dos enfermeiros na imobilização ortopédica. O objetivo é normatizar e autorizar a atuação dos profissionais na assistência em traumato-ortopedia.

São consideradas no rol de procedimentos relativos à imobilização ortopédica, confecção e retirada de aparelhos gessados, talas, calhas gessadas e enfaixamentos com uso de material convencional e sintético (resina de fibra de vidro), as imobilizações com uso de esparadrapo e talas digitais (imobilizações para os dedos), preparação, instalação e retirada de trações trans-esqueléticas e auxílio nas manobras de redução manual, além dos cuidados de Enfermagem com as trações e curativos em feridas e lesões de pele com calha gessada.

Os procedimentos deverão ser supervisionados pelo enfermeiro, atendendo as determinações da Resolução Cofen 358/2009. A equipe de Enfermagem deverá ser devidamente capacitada para prestar cuidados em traumato-ortopedia e imobilização ortopédica.

A consulta estará disponível por 30 dias. Para participar, é necessário preencher o cadastro e realizar o login no sistema. As colaborações serão avaliadas e consolidadas pelo Grupo de Trabalho e submetidas ao plenário do Cofen.

Participe e ajude a aperfeiçoar proposta de normativa.

Fonte: Ascom – Cofen

http://www.cofen.gov.br/cofen-abre-consulta-publica-sobre-imobilizacao-ortopedica_93683.html




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117