11/09/2020

Cofen e Corens lamentam a morte do enfermeiro Marcelo Chanes

O Coren-RJ, irmanado com toda a comunidade da enfermagem brasileira,

Marcelo Chanes faleceu nesta quinta-feira devido a um câncer de pele

O Coren-RJ, irmanado com toda a comunidade da enfermagem brasileira, lamenta profundamente o falecimento do nosso grande mestre. Que descanse em paz, lembrando que seu legado está vivo, na produção de vídeos tão educativos, e pela legião de tantos alunos, colegas e amigos que colecionou na vida. À família, nossos sinceros sentimentos, de força e fé, em nome de toda a enfermagem fluminense.

Segue a nota de pesar do Cofen:

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) comunica com pesar o falecimento do enfermeiro Marcelo Chanes na manhã desta quinta-feira (10/9), em decorrência de um câncer de pele.

Além de grande profissional da Enfermagem, Chanes teve importante participação em projetos idealizados pelo Cofen. Como colaborador do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, Chanes ministrava treinamentos com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem e foi o âncora das séries do Cofen no YouTube “Descomplicando a SAE” e “Descomplicando a passagem de plantão”.

Doutor em Ciências, ele é autor de diversos livros de Gestão em Saúde, com destaque para o “SAE Descomplicada”. Atuou na área de gestão educacional em diversas instituições de ensino. Foi membro da Comissão de Assessoria de Enfermagem no INEP.

Chanes atuou, ainda, em Sociedades de Especialistas Nacionais e Internacionais, como a NANDA International, SOBRECEN, SOBRAGEN e SOBEF. Foi revisor ad hoc das revistas Computers & Education, Nurse Education Today e International Journal of Nursing Knowledge.

Todo o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem se solidariza com os familiares, amigos e colegas de trabalho neste momento de dor e de tristeza.

Fonte: Ascom – Cofen




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117