23/05/2022

Cofen realiza 1º Curso e Simulado de Múltiplas Vítimas em meio aquático

Promovidos na cidade baiana de Paulo Afonso, curso e simulado

Promovidos na cidade baiana de Paulo Afonso, curso e simulado são os primeiros no país a utilizarem embarcações na triagem de vítimas

Curso e simulado também tiveram condução da Marinha do Brasil e do 15º Grupamento de Bombeiros Militar

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência (CONUE) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou na última semana, na cidade baiana de Paulo Afonso, o 1º curso e simulado brasileiro de Incidente de Múltiplas Vítimas (IMV) em meio aquático com a utilização de embarcações. A atividade, voltada exclusivamente para os serviços de urgência e emergência da cidade, fez parte da programação da 17ª Semana de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA). O conselheiro Paulo Afonso de Souza, do Coren-RJ, participou da ação.

Além da CONUE, o curso e o simulado também tiveram condução da Marinha do Brasil e do 15º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM). “Este foi um momento essencial para capacitar e aprimorar as técnicas de atendimento a este tipo de ocorrência, integrando as equipes e fortalecendo os serviços prestados à população”, afirmou o subcomandante do 15º GBM, Major Nailson Lima.

Além da CONUE, participaram da atividade a Marinha, bombeiros, a PM, o Exército, o SAMU e a Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Afonso

Participaram da atividade a Polícia Militar (PM), o Exército brasileiro, o SAMU e a Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Afonso. Alunos de Enfermagem de instituições locais colaboraram nas simulações, atuando como vítimas. Também esteve presente a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão, além da diretoria do regional.

“Este é o primeiro simulado com a temática no país a utilizar embarcações na triagem de vítimas. Enquanto CONUE, ficamos felizes em participar da organização desta ação pioneira. Queremos garantir para a nossa sociedade uma resposta qualificada às emergências desse porte”, destacou o Coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência Eduardo Fernando de Souza.

Semana de Enfermagem  Além da realização do curso e da simulação, a CONUE participou da capacitação teórica e prática em Gestão de Desastres de 350 profissionais e estudantes de Enfermagem e de palestra sobre “Abordagem Humanizada à Tentativa de Suicídio no APH”, proferida pelo Suboficial da Marinha do Brasil e colaborador do Cofen, Jalbert Azeredo.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117