28/09/2016

Com apoio do Cofen, Coren-RJ inaugura o Centro de Estudos e Capacitação da Enfermagem Fluminense

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ)

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) inaugurou, nesta terça-feira (27), o Centro de Estudos e Capacitação da Enfermagem Fluminense (Cecenf), na Glória. O local será utilizado para ministrar cursos, palestras e conferências para todos os profissionais do Estado. O Cecenf conta um auditório com capacidade para 150 pessoas, uma biblioteca voltada para o estudo da enfermagem, um centro de simulação para treinamento dos profissionais e diversas salas que serão utilizadas para as aulas dos cursos do Capacita Coren-RJ. Além disso, também foi inaugurada a Galeria de Presidentes do Coren-RJ.

Na mesa de abertura do evento, a presidente do conselho, Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell, deu as boas-vindas a todos os presentes e falou da importância do centro de estudos para os profissionais da categoria. “A gestão 2015/2017 do Coren-RJ, pensando na qualificação de seus profissionais para melhor atender a população, inaugura hoje o Cecenf, como um espaço de atualização, aperfeiçoamento, desenvolvimento e pensamento crítico e reflexivo do saber-fazer enfermagem.” Concluiu Tyrrell.

Completaram a mesa o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dr. Manoel Neri, a deputada estadual Enfermeira Rejane, a presidente da sucursal do Rio de Janeiro daAssociação Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten), Maria Lucia Tanajura, o diretor do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares do Rio de Janeiro,  Luciano Pinheiro, a primeira presidente do Coren-RJ, Dra. Nalva Pereira Caldas e a vice diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery, Carla Luzia Araújo.

A solenidade continuou com a cerimônia da lâmpada, que resgata a história da enfermagem moderna, iniciada em 1853 por Florence Nightingale. A lâmpada foi acesa pelo presidente do Cofen, Dr. Manoel Neri, que também recebeu uma condecoração pelos serviços prestados à enfermagem fluminense.

Ainda na parte da manhã, ocorreu a inauguração da galeria de presidentes do Coren-RJ e o descerramento da placa de inauguração do espaço. Logo após, ocorreu a primeira conferência do espaço, ministrada pelo presidente do Cofen. O tema foi “Competências Legais no Exercício Profissional”. O primeiro dia de funcionamento do novo espaço do Coren-RJ encerrou-se com a oficina “Conversando sobre Cuidados de Enfermagem”, comandada pela Dra. Nébia Figueiredo.

Estiveram presentes aproximadamente 100 Responsáveis Técnicos de hospitais federais, estaduais e municipais, os presidentes do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, do Coren-RR, Josias Ribeiro e do Coren-ES, Wilton José Patrício, membros da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf), do Cofen e diversos convidados especiais.

O Centro de Estudos e Capacitação da Enfermagem Fluminense funciona na Rua da Glória, 190, 6º andar, no bairro homônimo. Para mais informações sobre cursos e eventos, acesse ao site ou à Fanpage do Facebook do Coren-RJ.

Confira a galeria de fotos, abaixo:




  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2
  • BannerLateral_codigo_etica