- Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro - http://rj.corens.portalcofen.gov.br -

Comissão propõe mapeamento de ações de Enfermagem em Saúde Indígena

Dados devem subsidiar futuras ações e propostas de normatização

Comissão se reuniu na sede administrativa do Cofen, no Rio

Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural [1] do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) está reunida, no Rio de Janeiro, para discutir propostas para o mapeamento das ações em comunidades indígenas. Os dados vão subsidiar minuta de resolução sobre Enfermagem na Saúde Indígena.

O encontro, realizado de 14 a 16 a julho,  na sede administrativa do Cofen, no Rio de Janeiro, debateu ainda a  proposta de mesa redonda, composta durante o 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF [2]), que será realizado de 27 a 30 de setembro, com transmissão para todo o Brasil.

“É necessário um debate sobre as estratégias de regulamentação e a criação de ações para uma assistência segura, com melhorias do cenário de trabalho dos profissionais de enfermagem, por todo território brasileiro”, afirma Paulo Murilo, coordenador da comissão e o membro da Comissão Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. “Os profissionais enfrentam, todos dias, novos desafios e muitas das vezes arriscam as próprias vidas para levar assistência humanizada e de qualidade a diversas comunidades brasileiras”.

Reduzindo as desigualdades na Saúde – A comissão  tem o objetivo de assessorar o Plenário do Cofen na elaboração de estudos e apresentação de ações, propostas, estudos e pareceres relativos às questões relacionadas com profissionais de saúde de comunidades tradicionais pelos grupos identificados (indígenas, quilombolas, ciganos, ribeirinhos e extrativistas), LGBTQIA+ e imigrantes.

 

Fonte: Ascom – Cofen