10/01/2020

COMUNICADO COREN-RJ E ABEFACO

COMUNICADO COREN-RJ E ABEFACO: Reconhecimento da especialidade de Enfermagem Família

COMUNICADO COREN-RJ E ABEFACO:

Reconhecimento da especialidade de Enfermagem Família e Comunidade na cidade do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira, 10 de janeiro de 2020, o primeiro-secretário Glauber Amancio, a gerente de Fiscalização, Danielle Bartoly, do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro – Coren-RJ, o vice-diretor da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO), Dr Carlos Leonardo Cunha e a coordenadora da Residência em Enfermagem de Família e Comunidade da SMS e membro da Diretoria da ABEFACO, Lucelia Santos, reuniram-se com a secretária municipal de Saúde, Dra. Beatriz Busch, o subsecretário de Atenção Primária, Leonardo Warrak, e o assessor de Atenção Primária, Leonardo Graever, para uma pauta técnica acerca dos novos contratos da Enfermagem na Atenção Primária da Empresa Pública Rio Saúde.

Foram pactuadas as seguintes mudanças:

– A partir do vencimento-base no R$4.088,00, definiu-se a criação do cargo de Enfermeiro de Família e Comunidade com vencimento diferenciado, cujo valor será de R$4.497,00.

– As titulações de Enfermeiro de Família serão direcionadas a Enfermeiros de Família egressos de Residência em Enfermagem Uniprofissional em Saúde da Família, Enfermeiros especialistas em Família e Comunidade titulados pela ABEFACO;

– Gratificação de 20% do vencimento base para preceptoria de enfermagem nos Programas de Residência em Enfermagem em Saúde da Família;

– Gratificação de 20% para Responsável Técnico de Enfermagem de Unidades de Atenção Primária (cumulativas);

– Criação do cargo de Coordenação de Enfermagem na Atenção Primária, ligado ao Gabinete da secretária de Saúde e a Assessoria de Atenção Primária à Saúde, cuja a definição foi nomear a servidora Lucélia Santos.

A secretária de Saúde se comprometeu a rever ainda no primeiro trimestre de 2020 o valor da remuneração do enfermeiro de família e comunidade.

Importante destacar que a ABEFACO realizou a primeira prova de Titulação da Especialidade em 2019, com previsão de nova prova em julho de 2020, na cidade do Rio de Janeiro.

Coren-RJ/ABEFACO




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117