19/03/2019

Conscientização, saúde e alto astral no evento Mês da Mulher, no Parque de Madureira

   O dia amanheceu quente, com o sol forte, do

  

O dia amanheceu quente, com o sol forte, do jeito que as cariocas gostam. E elas foram em massa receber homenagens no evento Mês da Mulher, que o Coren-RJ promoveu no sábado, 18 de março, no Parque de Madureira.  Para animar a galera, teve zumba, funk, samba e até forró, com um trio, ao vivo. As tendas de instituições de ensino de enfermagem prestavam informações sobre saúde e direitos da mulher. O evento foi aberto às 10h pela presidente do Coren-RJ, Ana Lúcia Telles Fonseca, ao lado da organizadora do Mês da Mulher, a diretora do Coren-RJ Eliane Soares de Araújo, e das conselheiras Jane França e Monica Belmiro. O encerramento aconteceu em meio a um temporal que caiu forte no meio da tarde, sem conseguir estragar a festa.

 

Mas foram os atos em repúdio a qualquer tipo de violência contra a população feminina, e a forte conscientização de profissionais e alunos de enfermagem presentes, que deram o tom à festividade.  As tendas traziam cartazes em defesa da vida e pela promoção dos direitos das mulheres, além de informações para a prevenção de agressões físicas e psicológicas, bem como a indicação de instituições e entidades que socorrem as vítimas de violência.

 

Houve passeata pelo Parque, com palavras de ordem contra o feminicídio e pela valorização da mulher. Uma espontânea e  gigante roda de conversa foi formada em torno da advogada Alessandra Santos, da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, que esclareceu sobre quais as atitudes devem ser tomadas para a segurança pessoal, e como a sociedade deve intervir denunciando os abusos.

 

Uma dramatização expondo situações de violência entre um casal, interpretada por uma dupla de atrizes alunas, simulou os lamentáveis casos que vimos assistindo com mais frequência do que nunca, nos últimos tempos. O esquetes foram encenados com a participação de alunas do Colégio Curso Mova e assistidos com atenção pela plateia, com direito a muitos aplausos. Após a apresentação, a presidente do Coren-RJ, Ana Lúcia Telles Fonseca, fez questão de cumprimentar os professores pela  iniciativa, e falou à plateia, evidenciando que a violência institucionalizada é sofrida diariamente pela enfermagem no serviço, especialmente quando da depreciação das suas competências, diminuídas perante a atuação médica.

 

A saúde, tema de interesse da categoria, fez bonito nas tendas espalhadas pela Praça do Samba, no Parque de Madureira. Dicas de como se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis, sobre o aleitamento materno, entre outras, eram transmitidas  às visitantes, com direito a informações e brindes. A tenda da Escola Técnica Vencer ficou lotada durante todo o evento. Afinal, valia a pena esperar para receber o relaxante serviço de cuidados de estética para as homenageadas do mês. Orientados por seus professores, os alunos da Faculdade de Duque de Caxias – Uniesp –  não se fixaram em tendas. Ao contrário, percorreram o Parque interagindo com a população e realizando consultas itinerantes.

 

Outra tenda concorrida foi a do Capacita Coren-RJ, onde eram cerca de 800 profissionais e alunos se inscreveram na Feira de Saúde. A equipe do Capacita Coren-RJ, liderada pela coordenadora Lilian Behring, trabalharam pesado para emitir e distribuir as centenas de certificados. E nem o temporal que caiu no final da tarde demoveu a turma de retirar os seus certificados no local.

 

Ao final do evento, foram agraciadas com buquês ofertados pela A Camélia Flores as homenageadas deputada Enfermeira Rejane, a enfermeira e escritora Adriana Vaitsman e a administradora do Parque de Madureira RIO +20,  Tatiane Souza de Oliveira, ao lado da presidente e da vice-presidente do Coren-RJ, Ana Lúcia Telles e Ana Teresa Ferreira de Souza.

 

O Mês da Mulher do Coren-RJ foi um sucesso graças a todo os apoiadores e participantes.

São eles, em ordem alfabética;

A Camélia Flores

Administração do Parque de Madureira RIO +20 – Tatiane Souza de Oliveira

ALERJ – Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – Aline Gonzales e Andréia Ferreira

Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – Alessandra Santos

CEDAE – com distribuição de água gelada

Comlurb

Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Hollister Estomatoterapia – Ana Paula Moura

Mary Kay Maquiagens – demonstradora Elizângela Santos

Projeto Fios Mágicos – Adriana Targino e Natália Souza

Tania dos Turbantes

Zumba – com instrutores de dança Iagor Costa e Adilson Santos

 

Instituições de ensino participantes:

CEFET-RJ

Colégio Curso Mova
Colégio Realengo

Curso Souza Barros

Curso Técnico Invictus

Escola Centena

Escola Técnica Vencer

Faculdade de Duque de Caxias – Uniesp

Ferreira & Salles

SB Enfermagem

Unigranrio

 

A todos, o nosso muito obrigado e até a próxima interação social do Coren-RJ e a população.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2