24/05/2019

Conselheiras do Coren-RJ ganham Prêmio Anna Nery

Hoje foi o dia da enfermagem ser homenageada, através de
Hoje foi o dia da enfermagem ser homenageada, através de personagens da categoria que se destacaram em suas carreiras e em prol dos desenvolvimentos e em defesa da classe.
Pela manhã desta sexta-feira (24/05), o Plenário Barbosa Lima Sobrinho do Palácio Tiradentes, sede da ALERJ, estava florido e em festa, com direito à participação da banda oficial do Corpo de Bombeiros. A data marcou a realização da quinta edição do Prêmio Anna Nery de Enfermagem, promovido pela deputada Enfermeira Rejane, em comemoração à Semana Brasileira de Enfermagem.
 
Em meio a momentos emocionantes e outros de pura descontração e confraternização, foram homenageadas a professora Nalva Pereira Caldas, primeira presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio e Janeiro; as diretoras do Coren-RJ e técnicas de enfermagem, Maria Lúcia Tanajura Machado e Eliane Soares de Araújo; a enfermeira Maria Cecília Pereira Bosa, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e Instituto Nacional de Cardiologia. E, “in memorian”, o primeiro-tenente enfermeiro bombeiro Nazir Luiz Dutra Junior, cujo prêmio foi entregue à mãe do homenageado, Damiana Dutra. Durante a solenidade a emoção tomou conta da plateia, como na apresentação de Rebeca, filha do tenente Nazir, que escreveu um livro em homenagem ao pai, que perdeu a vida em missão de salvamento no mar.
 
A mesa da solenidade foi presidida pela deputada Enfermeira Rejane e composta pela presidente do Coren-Rj, enfermeira Ana Lúcia Telles; Mirian Lopes, presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Rio de Janeiro; Denise Sanches, representando o Sindicato dos Enfermeiros do Rio; Maria Manuela Cardoso, vice-presidente da AbenRJ e professora da escola de enfermagem Anna Nery da UFRJ; Silvia Figueira, coordenadora de Enfermagem da SES, representando o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos; e o coronel Fábio Mendonça Alves, representando o Comando do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.
 
Foi uma grande festa de confraternização, com a presença de estudantes de cursos técnicos, acadêmicos, professores, diretores de instituições e entidades de classe da área de enfermagem. Prestigiaram a entrega do Prêmio Anna Nery, personalidades da categoria como a professora Terezinha Nóbrega, referência na formação acadêmica da enfermagem, ex-vice-presidente do Coren-RJ; Norma Valéria, diretora da Faculdade de Enfermagem da UERJ, a professora Lilian Bhering, da UERJ, idealizadora do Projeto Capacita, do Coren-RJ, Maria José dos Santos Peixoto, um ícone das lutas pelos direitos da enfermagem, entre outros, amigos e parentes dos homenageados. Conselheiros do Coren-RJ, assessores, colaboradores e funcionários do Coren-RJ, foram até lá para aplaudir e abraçar as queridas diretores homenageadas.
O Prêmio Anna Nery foi instituído pela Deputada Enfermeira Rejane, ainda em sua primeira legislatura, para homenagear os profissionais que se dedicam e se destacam pela contribuição ao desenvolvimento da Saúde e à categoria da Enfermagem no Rio de Janeiro



  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2