- Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro - http://rj.corens.portalcofen.gov.br -

Posse do Plenário 2021-2023 aos eleitos da Chapa 1

 

 

Inovar e renovar, com muita disposição para arregaçar as mangas e trabalhar firme e forte pela Enfermagem fluminense. Foi com este astral elevado que tomou posse na última segunda-feira, 04/01/2021, o novo Plenário do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro – Coren-RJ – assumindo a gestão do triênio 2021/2023 da entidade que promove, legaliza, inscreve, fiscaliza e disciplina a maior categoria da saúde o estado. A enfermeira Lilian Prates Belem Behring foi eleita pelos novos conselheiros como a presidente da gestão 2021/2023, tendo como vice-presidente a enfermeira Ellen Marcia Peres. Completam a diretoria a seguinte composição: Primeira-secretária: Glacy Kelly Gomes da Cunha Bisaggio; Segunda-secretária – Cristiane Bernardo Freires da Silva: Primeiro-tesoureiro: Leilton Alves Coelho; Segunda-tesoureira: Maria Jose dos Santos Peixoto. Lilian Behring e Glacy Kelly serão ainda as delegadas regionais do Cofen (efetiva e suplente). 

As posses aconteceram em duas etapas: a dos eleitos efetivos do quadro 1 e quadro 2 e 3 às 10h e dos suplentes dos mesmos quadros, às 14h. Por conta da pandemia de Covid-19, as solenidades não contaram com convidados. Foram realizadas transmissões ao vivo pelo Facebook, de onde, virtualmente, toda a Enfermagem e o público puderam assistir às solenidades, diretamente do Centro de Estudos e Capacitação da Enfermagem Fluminense (CECENF), na Glória. O Coren-RJ foi o único Conselho do Sistema a realizar a transmissão das posses pela internet. Houve momentos de muita emoção. A vice-presidente Ellen Peres pediu um minuto de silêncio pela enfermagem que tombou pela Covid-19. As falas empolgaram a audiência composta somente pelos novos conselheiros. Foram reverenciados personagens da luta pela Enfermagem como a deputada Enfermeira Rejane, o ex-presidente do Coren-RJ e do SindenfRJ, enfermeiro Pedro de Jesus, a professora da UERJ, Therezinha Nóbrega, os mártires da categoria Edma e Marcos Valadão, assassinados brutalmente há 20 anos, entre outros.

A presidente da Comissão Eleitoral, enfermeira Rosimere Maria da Silva deu início à cerimônia, que teve a ex-presidente Ana Lucia Telles Fonseca transmitindo a gestão com palavras de incentivo aos novos conselheiros, lembrando do quanto foi difícil o ano de 2020, em todos os sentidos e operacionalmente, para dar continuidade efetiva das atribuições do Coren-RJ, diante da pandemia.  Ana Lucia, ao lado das diretoras da gestão que se encerrou, Maria Lúcia Tanajura Machado e  Eliane Araújo Soares, prestigiaram as posses dos conselheiros efetivos e dos suplentes. 

Muitas novidades são aguardadas, com vistas a levar mais benefícios à categoria, como a criação de um Clube de Benefícios e o Projeto Trainee, para os estudantes e recém-formados.  Será dada maior dinâmica aos Programa Especiais como o Capacita Coren-RJ, Boas-Vindas, Pró-Sae, Pró-Gae, Coren-RJ Amigo e Projeto Adote e outros a serem implantados. Há ainda a possibilidade do Coren-RJ Móvel entrar no roteiro de outros municípios, a fim de ampliar o atendimento em todo o estado do Rio de Janeiro. Outra inovação: o Plenário contará com mais representantes de várias regiões do Rio de Janeiro, ficando ainda mais próximo da Enfermagem do interior.

Conheça aqui [19] a composição do novo Plenário do Coren-RJ e a Diretoria.