25/10/2022

Coren-RJ desenvolve ação pelo Outubro Rosa em Campo Grande

Em uma iniciativa da subseção de Campo Grande e da

Em uma iniciativa da subseção de Campo Grande e da Câmara Técnica de enfermagem de Saúde da Mulher (CTASM), em parceria com a Universidade Estácio de Sá (polo Campo Grande) e da Secretaria Municipal de Saúde do rio de Janeiro (CAP 5.2), o Coren-RJ desenvolveu durante todo o dia de ontem (24/10) atividades científicas e sociais pelo Outubro Rosa. A campanha, que visa o combate e a prevenção ao câncer de mama aconteceu na UNESA, comandada pela conselheira coordenadora da CTASM, Dra. Cláudia Messias, e pela conselheira Hellen Senna, coordenadora da subseção de Campo Grande. A parceria foi efetivada através da Enfermagem da CAP 5.2 Rafael, Paulenir e Juliana, Estácio de Sá de CG Enf.Luany

Pela manhã, no consultório de enfermagem da faculdade, houve coleta de citopatológico, em parceria com os profissionais da CAP5.2, com usuárias previamente agendadas. Simultaneamente, foi realizada uma ação sócio preventiva, com os alunos da UESA e das coordenadoras do Coren-RJ, com a conselheira Daniela Leal. Na atividade, foram feitas abordagens às  mulheres no West Shopping, informando sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero. Também foram distribuídos  preservativos aos frequentadores.

À tarde, aconteceu uma ampla Roda de Conversa  sobre a necessidade de discutir a saúde da mulher em sua totalidade, a rede de proteção e assistência, as dificuldades encontradas relacionadas ao gênero, classe social, cor e todas as questões sociais enfrentadas na sociedade.

Houve explanação sobre o Projeto Mulher Cidadã, que promove a cidadania, o empoderamento e pertencimento territorial da mulher carioca; projeto Sala Lilás, um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual, e que  funciona dentro do Instituto Médico Legal (IML). A mediação foi da coordenadora da CTASM, Dra. Cláudia Messias.

 

 




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117