Um convênio assinado no dia 17 de maio de 2022, entre o Coren-RJ e o Senac-RJ, possibilitará a formação de excelência, através de avançadas tecnologias de educação, proporcionadas pelo Centro de Simulação Realística. Serão cerca de 3 mil técnicos de enfermagem capacitados ainda em 2022, beneficiados pelo acordo de colaboração entre as duas entidades.
O convênio entre as entidade começou a ser costurado pela presidente Lilian Behring, e a colaboradora do Coren-RJ, Eliane Araújo, desde setembro de 2021. Em outubro do mesmo ano, foi dado um passo importante para a sua consolidação, que foi firmada e progrediu, sendo assinada exatamente nesta semana Brasileira da Enfermagem. Assinaram o acordo de colaboração a presidente do Coren-RJ, o diretor Regional do Senac – Rio de Janeiro, Sérgio Ribeiro; e o enfermeiro e Especialista de Saúde do Senac RJ Manoel Messias Teixeira. Como testemunhas, a deputada Enfermeira Rejane e o diretor do Coren-RJ, Leilton Coelho.
Cursos e treinamentos do Capacita Coren-RJ, o Programa Boas-Vindas (que acelera o processo de inscrição no Coren-RJ dos estudantes concluintes), palestras com os enfermeiros especialistas das Câmaras Técnicas, e outros projetos especiais do Conselho estarão disponíveis aos estudantes.
” O objetivo do convênio é oferecer os produtos educativos do Coren-RJ aos alunos de enfermagem da instituição, a princípio no Rio de Janeiro, mas com vistas a se estender para um projeto de alcance nacional”, adiantou Lilian Behring, que agradeceu ao enfermeiro e especialista de Saúde do Senac RJ, Manoel Silva, cujo apoio foi fundamental para a que a parceria fosse concretizada.
Deputada Enfermeira Rejane entrega Prêmio Anna Nery
O enfermeiro Manoel Messias foi agraciado, na mesma ocasião com a maior honraria da enfermagem fluminense: o Prêmio Anna Nery da ALERJ. Em cerimônia festiva. a parlamentar, criadora do Prêmio, justificou sua escolha.
“Assino como testemunha este convênio que tanto beneficiará os estudantes. Nada disso seria possível sem a colaboração do enfermeiro e professor Manoel Messias, a quem entreguei o Prêmio Anna Nery, em uma cerimônia emocionante”, festejou a deputada
Manoel, com mais de 20 anos de atuação, já formou milhares técnicos no Senac-RJ – instituição que é referência para o ensino de enfermagem no Brasil”, vibrou Rejane, que finalizou lembrando que esta é uma luta antiga de seu mandato: garantir ao nível médio recursos para qualificar os técnicos, da mesma forma que conseguimos investimento às universidades por emendas federais.
Emocionada, a presidente do Coren-RJ Lilian Behring, que tanto vem lutando em busca desta conquista, comemorou: “Um sonho que se sonha junto é realidade!”