22/10/2015

Coren-RJ e Subsecretaria de Atenção Básica de São Gonçalo firmam parceria

O vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), Thiago França, e a coordenadora do departamento de fiscalização, Katia Calegaro, participaram de reunião com membros da Secretaria Municipal Saúde de São Gonçalo, na última quarta-feira (21/10), na sede da autarquia. No encontro, foi apresentado o status atual da atenção básica e encaminhadas propostas para uma melhor cobertura dos Enfermeiros Responsáveis Técnicos, com a apresentação de um projeto piloto para aquela região.

O município de São Gonçalo se divide em cinco polos sanitários e cada um possui um responsável técnico. Dentro de cada um desses polos há dezenas de equipes de saúde da família e, anteriormente, cada uma deveria ter também um responsável técnico. O Coren-RJ chegou ao entendimento de que não era razoável ter um RT em cada equipe, pois elas possuíam apenas um enfermeiro e um técnico em enfermagem. Após estudo da região, chegou-se a proposta final de haver um responsável técnico a cada dez equipes de saúde da família, por polo, subordinado ao RT geral daquela região, otimizando o fluxo de trabalho da enfermagem e da fiscalização.

Este é um projeto piloto do Coren-RJ em parceria com a Subsecretaria Municipal de Atenção Básica do município de São Gonçalo. Ele será implantado primeiramente naquele munícipio, deverá estar em completo funcionamento até dezembro de 2015 e poderá estender-se a outras regiões, conforme solicitação da atenção básica do município.

Participaram também da reunião a enfermeira fiscal Maria Auxiliadora Rodrigues e os representantes do município de São Gonçalo, a subsecretária de atenção Básica, Rhiva Borges e o Coordenador Geral de Atenção Básica, Alcilei Martins.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2