26/03/2020

Coren-RJ – Nota de apoio aos protocolos da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro

    O Plenário do Conselho Regional de Enfermagem do

 

 

O Plenário do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro – Coren-RJ – reitera seu posicionamento em incentivar os trabalhadores de Enfermagem e a população do Estado do Rio de Janeiro a seguirem as diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde para a prevenção e controle das infecções pelo novo coronavírus.

Consideramos fundamental o asseguramento da implementação das medidas oficiais de prevenção e controle de infecção nos serviços de saúde, sejam elas através de precauções de contato e específicas, treinamento e testagem dos profissionais de saúde,  bem como através do isolamento social; atitudes fundamentais para conter a pandemia da COVID-19.

A gravidade do momento que estamos enfrentando exige esforços coletivos. Dessa forma, o Coren-RJ vem trabalhando junto às Secretarias Estaduais e Municipais, seguindo as diretrizes desses órgãos, para assegurar a assistência ética e segura a pacientes e à população em geral, além de garantir a segurança dos profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

Canalizar esforços para socialização de orientações oficiais, acerca das constantes atualizações científicas e técnicas oriundas dos órgãos de gestão de saúde do país ao executivo e/ou trabalhadores de saúde, para a provisão de condições adequadas de ambiência, logística, trabalho e comportamento social para esse momento inédito à maioria dos cidadãos brasileiros.

Em respeito aos profissionais de enfermagem e aos demais da saúde, que se dedicam a garantir a assistência à população, enfrentando seus próprios receios em um momento de crise, pedimos e aconselhamos a todos cidadãos fluminenses que continuem em casa e sigam as orientações dos profissionais de saúde, através dos diversos canais oficiais de informação remota. Sua atitude social terá reflexo direto na redução do crescimento exponencial da proliferação do vírus. Vamos juntos melhorar as condições de saúde pública para a diminuição da curva de transmissão do vírus e, consequentemente, evitar o colapso do sistema de saúde do nosso Estado.

E finalizando, o Plenário do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro – Coren-RJ assegura a todos que não poupará esforços para garantir a universalidade, a integralidade e a equidade: princípios fundamentais e doutrinatários do nosso Sistema Único de Saúde.

 

Clique aqui e veja o protocolo de utilização dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs.

Clique aqui e veja o passo a passo para colocação e retirada dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs.

Clique aqui e leia o “Plano de Contingência da Atenção Primária à Saúde para o Coronavírus no Estado do Rio de Janeiro”. Esta é a versão 1.0 do documento, de 17 de março de 2020, da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Clique aqui e leia o “Sistema Estadual de Regulação (SER) – Guia Rápido do Solicitante para Coronavírus” da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.


Anexos

14 KB vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document Baixar



  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117