04/09/2019

Coren-RJ propõe ação conjunta com o MP em prol da Saúde de Campos dos Goytacazes

Na última segunda-feira (03/09), a presidente do Coren-RJ, Ana Lúcia

Na última segunda-feira (03/09), a presidente do Coren-RJ, Ana Lúcia Telles Fonseca esteve em Campos onde reuniu-se com a promotora de Justiça, Maristela Naurath, na 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Campos. Na pauta, a grave situação da saúde de Campos dos Goytacazes. Com vistas a melhorar as condições da saúde do município, a Ana Lúcia Telles colocou o Coren-RJ à disposição e propôs uma atuação conjunta da autarquia com o Ministério Público.

Na reunião com a promotora, a presidente assegurou que o Coren-RJ vem realizando diversas inspeções nos Hospitais Ferreira Machado e Geral de Guarus desde 2011, nas UPH’s e na Rede Básica. “Temos relatórios que atingem as questões referentes aos profissionais de enfermagem, tais como a precariedade nas condições estruturais, de insumos e equipamentos, além de irregularidades em vínculos trabalhistas. E esta situação de insuficiência acaba por comprometer a assistência e a segurança dos pacientes”, assinalou a presidente do Coren-RJ. Ana Lúcia ainda comunicou à promotora sobre o envio de um ofício do Coren-RJ propondo a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta ao município (TAC). Porém, até então, não houve retorno.

Acompanharam a presidente a gerente do Departamento de Fiscalização do Coren-RJ, Danielle Bartoly e o enfermeiro fiscal Rodrigo Siqueira. A reunião contou ainda com a participação do conselheiro Saulo Yanowich, que vem acompanhando a situação dramática situação dos servidores municipais da saúde de Campos dos Goytacazes, e orientando a enfermagem, desde o final de julho, quando foi deflagrada uma greve das categorias.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2