11/01/2016

Coren-RJ realiza visita técnica ao Hospital Estadual Rocha Faria

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro realizou

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro realizou visita técnica ao Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande, na última sexta-feira (08/01). Após receber denúncias de que o corpo de enfermagem estava sendo deixado de lado de todas as decisões tomadas para a municipalização da unidade, a presidente do Coren-RJ, Maria Antonieta Rubio Tyrrell, decidiu ir a unidade com o intuito de esquematizar um plano de contingência para que a assistência a sociedade não seja afetada durante o processo e questionar qual a situação dos profissionais que ali laboram.

Na parte da manhã, a equipe do Coren-RJ se reuniu com os coordenadores de enfermagem da unidade para averiguar as denúncias recebidas. De acordo com a Responsável Técnica do local, as únicas informações que chegavam a ela eram através de reportagens de TV e nenhum membro da diretoria do hospital havia chamado a enfermagem para participar das decisões a serem tomadas durante a fase de transição.

Na segunda parte da reunião, membros da diretoria médica e da prefeitura estiveram também presentes e ficou definido, como solicitado pelo Coren-RJ, que a coordenadora de enfermagem fosse incluída na tomada de decisões. Além disso, o Coren-RJ solicitou que houvesse acompanhamento psicológico aos profissionais lesados durante a municipalização do hospital e também que houvesse segurança aos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem neste período.

Por fim, a equipe do Coren-RJ em conjunto com a responsável técnica da unidade, reuniu grande parte da equipe de enfermagem no auditório e todos os encaminhamentos feitos durantes as reuniões foram repassados. Outras dúvidas dos trabalhadores do local também foram esclarecidas neste último momento.

“Em 21 anos de profissão, esta é a primeira vez que vejo que o Coren-RJ está realmente conosco” – disse a Responsável Técnica, ao final da reunião.

O Hospital Estadual Rocha Faria será municipalizado nesta segunda-feira (11/01).




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2