18/01/2016

Coren-RJ realiza visita técnica ao Hospital Municipal Albert Schweitzer

Cumprindo o planejamento de visitas técnicas às unidades municipalizadas da

Cumprindo o planejamento de visitas técnicas às unidades municipalizadas da zona oeste, a diretoria do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, esteve, na última terça-feira (13/11), no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo. O intuito do encontro foi verificar a situação dos profissionais de enfermagem durante este período de transição da unidade do estado para o município, averiguar se a assistência à população não seria prejudicada neste momento e cobrar que os enfermeiros responsáveis técnicos (RT) integrem a equipe que fará esta transição para a esfera municipal.

Em sua chegada a presidente do Coren-RJ, Maria Antonieta Rubio Tyrrell, a primeira secretária, Ana Teresa Souza e a enfermeira fiscal Fernanda Gesteira, se reuniram com a RT da unidade, Cintia Lima, e a Gerente Multiprofissional da Organização Social de Saúde, Marta Calderón, para retirar dúvidas sobre a legislação e o exercício profissional da enfermagem.  Em um segundo momento, a reunião contou também com a participação da diretora do hospital, Michele Silvares. Michele elogiou a atuação da equipe de enfermagem e se colocou a disposição para trabalhar na unidade considerando as bases legais e éticas do exercício profissional.

A principal preocupação dos funcionários daquele hospital é o possível remanejamento dos estatutários para outras unidades de saúde do estado. Entretanto, o secretário estadual de saúde, Luiz Antonio Teixeira rechaçou esta possibilidade, garantindo a presidente do Coren-RJ que os funcionários estatutários só serão realocados em outras unidades por opção própria e não por imposição.

Por fim, a Dra. Maria Antonieta explicou aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, reunidos no auditório da instituição, o papel do Coren-RJ perante eles e à sociedade. Além disso, cobrou uma união maior por parte da categoria, para que assim, consigam ter força em suas reivindicações.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2