11/11/2015

Coren-RJ realizará Vigília na próxima segunda-feira, na Candelária

“Não é somente a morte da Elizângela que nos incomoda.

“Não é somente a morte da Elizângela que nos incomoda. É a morte do cidadão que tem o direito de ter uma assistência digna e esta é negada.” Foi através destas palavras que a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell, começou sua fala para a convocação de uma Vigília em homenagem a técnica de enfermagem Elizângela Medeiros. O encontro também será voltado à conscientização da categoria e da população para um atendimento mais humanizado. A reunião acontecerá na Candelária, a partir das 15:00 da próxima segunda-feira (16/11).

O anúncio foi feito durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), organizada pela deputada estadual Enfermeira Rejane, com o intuito de apurar os episódios que levaram a técnica de enfermagem à morte.

O Coren-RJ também esteve representado pelo primeiro tesoureiro, Paulo Murilo Paiva e a Coordenadora do Departamento de Fiscalização, Katia Calegaro. Na ocasião, eles relataram a importância da apuração dos fatos e seu registro em ato fiscalizatório, para um posterior encaminhamento à comissão de ética da autarquia. Salientaram também a importância da averiguação da história pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), já que há dois médicos envolvidos no caso.

A presidente do Coren-RJ, Dra Maria Antonieta Rubio Tyrrell, iniciou sua fala apresentando seus cumprimentos e solidariedade a família. Esclareceu inicialmente, a missão dos Corens, Aben e dos sindicatos de classe. Logo após, conclamou a unidade, identidade e solidariedade de toda a equipe de enfermagem – enfermeiros, técnicos e auxiliares – para defender e lutar pelos direitos de cidadania e de saúde previstos na constituição.

O Coren-RJ convoca todos os profissionais de enfermagem e a sociedade fluminense à participarem do ato com faixas e cartazes. Juntos, mostraremos nossa força e união. Só assim conseguiremos avançar.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2