28/02/2016

Deputado Átila Lira apoia Cofen contra EaD em Enfermagem

Deputado pedirá realização de Audiência Pública na Câmara e reunião com Ministro da Educação

O deputado federal Átila Lira (PSB – PI) esteve nesta quinta-feira (25/2) na plenária do Cofen para se unir aos esforços do conselho federal contra a graduação de enfermeiros e formação de técnicos de Enfermagem a distância.  Átila se comprometeu a convocar Audiência Pública na Câmara dos Deputados e a marcar reunião com o Ministro da Educação, que vem se recusando a receber o Cofen para discutir a situação estarrecedora do ensino a distância em Enfermagem.

Sem laboratórios, biblioteca e condições mínimas de ensino-aprendizagem, a maioria dos cursos se localiza em municípios diminutos, que não oferecem sequer rede para a realização dos estágios obrigatórios. Foi esta a situação constatada pela operação EaD, realizada pelo Cofen atendendo consulta do MPF.

“É uma batalha contra os grandes grupos econômicos e a irresponsabilidade do MEC de buscar atingir, a qualquer custo, as metas de atendimento do ensino superior. Somos a favor da expansão, sim, mas não esta expansão desordenada, com cursos sem supervisão, com laboratórios ficcionais”, afirmou Átila. O Cofen entende que a modalidade não-presencial é inadequada para disciplinas teórico-práticas essenciais na formação dos profissionais de Enfermagem.

Os profissionais de Enfermagem estão presentes em todos os municípios brasileiros, e já há indícios de saturação do mercado de trabalho, com desemprego aberto na Enfermagem e achatamento salarial, revelados na pesquisa Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz). As 150 mil vagas presenciais existentes atendem e superam a demanda atual de estudantes.

Mobilização contra EaD em Enfermagem -Além de campanha de alerta à sociedade, o Cofen deu início a uma série de audiências públicas para ampliar o debate sobre as implicações do ensino de Enfermagem EaD. O Cofen atua também no Congresso Nacional, onde propôs o Projeto de Lei 2891/2015, apresentado pelo deputado Orlando Silva (PC do B – SP), que proíbe cursos de graduação e de formação de nível médio em Enfermagem na modalidade EaD. Na quarta-feira (24/2), Átila Lira discursou na Câmara em apoio ao projeto, que já recebeu parecer favorável da comissão de educação.

ASC_3798


Fonte: Ascom - Cofen



  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117