04/10/2022

Diretrizes sistematizam a Atenção à Enfermagem em Saúde Mental

O documento está disponível no CofenPlay, em formato ebook A

O documento está disponível no CofenPlay, em formato ebook

A atenção à Saúde Mental perpassa todas as etapas da atuação da Enfermagem. As Diretrizes Nacionais de Atenção à Enfermagem em Saúde Mental, disponíveis para download na multiplataforma CofenPlay, busca alcançar não somente especialistas, mas todas os profissionais na linha de frente da assistência.

“A publicação de diretrizes nacionais contribui para sistematizar a assistência não apenas nos atendimentos especializados, mas sobretudo na atenção básica. O paciente é um ser humano integral, que passa por todos os níveis de assistência e precisa deste olhar humanizado”, afirma a coordenadora da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental, Dorisdaia Humerez.

Conforme a resolução Cofen 358/2009, o processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes, incluindo a Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento; Implementação; Avaliação de Enfermagem.  O ebook percorre essas etapas, com o foco nos pacientes em sofrimento emocional.

A obra é composta, ainda, por 24 artigos. “As temáticas priorizam as experiências de prática integral e humanizada de Enfermagem”, explica Dorisdaia. Ao todo, mais de 60 autores colaboram com os artigos que compõem o e-book. A maior parte deles integra da iniciativa Enfermagem Solidária. Criado sob coordenação do Cofen para proporcionar escuta atenta e apoio aos profissionais da linha de frente, no ápice da pandemia, o Enfermagem Solidária atua em situações de crise, como calamidades, e subsidia o conselho em temas técnicos.

 




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117