29/11/2019

Empossada a primeira Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Pedro Ernesto

Tomou posse na última segunda-feira (26/11), a primeira Comissão de

Tomou posse na última segunda-feira (26/11), a primeira Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). Organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), a solenidade ocorreu no Anfiteatro Ney Palmeiro. À mesa solene, estiveram representantes do Conselho, do hospital e do Sintuperj.

Rejane Araújo, chefe de Enfermagem do Hupe, afirmou que a Comissão de Ética tem como função dar apoio e segurança nas ações internas à medida que aproxima os profissionais ao Coren.

Representando a direção do Hupe, o presidente da Comissão de Ética médica do hospital, Paulo Benchimol-Barbosa, afirmou que o acompanhamento pela Comissão resultará em desenvolvimento profissional e acadêmico da Enfermagem.

Pelo Coren, Maria Lucia ressaltou a luta antiga do Conselho pela instalação da Comissão de Ética. Segundo ela, a Comissão visa cuidar da Enfermagem e garantir o aprimoramento no atendimento à sociedade através da educação em acordo com os parâmetros legais da área.

Zuleida Vidal, representante da Comissão Eleitoral, valorizou a troca de ideias com os profissionais do Hupe e o acolhimento do hospital ao Conselho Regional de Enfermagem. Ela ressaltou o papel conciliador da Comissão de Ética. “Onde existe ser humano existe conflito. Mas também existe conciliação”, afirmou.

Cássia Gonçalves, coordenadora geral do Sintuperj, ressaltou a crescente inserção da Enfermagem no cenário político, complementando ser um grande avanço a formação da primeira Comissão de Ética da Enfermagem do Hospital Pedro Ernesto em um cenário de ausência de ética em várias esferas sociais.

Rosimere Maria da Silva, enfermeira responsável pela implementação da Comissão de Ética, reiterou a função educativa da Comissão de Ética com vias a conscientizar os profissionais de Enfermagem de acordo com o código de conduta. Ela mencionou como exemplo o uso das mídias sociais no que tange ao que pode ou não ser publicado.

Em seguida, os profissionais eleitos para a Comissão de Ética assinaram o termo de posse para um mandato de três anos.

Sempre na luta em defesa do Hospital Universitário Pedro Ernesto e da Saúde pública, a deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB) prestigiou os eleitos para a Comissão de Ética.

Veja abaixo a lista completa dos componentes da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto:

Enfermeiros – membros efetivos:

Reginaldo Paulino da Costa

Raquel Pompílio da Costa

Adriana Cristina Rodrigues Dangeles

Andreia Neves de Santanna Menezes

Luciene Carneiro Baracat

Enfermeiros – membros suplentes:

Camila Benicá de Oliveira Carvalho Naves

Camila Medeiros dos Santos

Eliane Barreto dos Santos Coutinho

Técnicos de Enfermagem – membros efetivos:

Débora de Albuquerque Brito dos Santos

Katia Conceição Rivas Cerqueira

Selma Souza Silva

Luzia Pereira Cabral Cruz




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2