17/08/2015

Enfermagem no Rio é feita mais por técnicos do que por enfermeiros

No Rio de Janeiro, a cada quatro técnicos de enfermagem

No Rio de Janeiro, a cada quatro técnicos de enfermagem há apenas um enfermeiro. A proporção foi apurada pela pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil”, que o Conselho Regional de Enfermagem do Rio (Coren-RJ) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) lançam hoje.

A presidente do Coren-RJ Maria Antonieta Rubio Tyrrell diz que a situação é “muito critica”.

– Esta desigualdade, esta inversão na pirâmide (técnicos na base e enfermeiros na ponta), também afeta a saúde deste profissionais, traz uma sobrecarga da jornada e da força de trabalho e aumenta a procura por mais de um ou dois empregos para ter salários condizentes com seu trabalho.

Esta distribuição no Rio de Janeiro está longe de ser a ideal, mas foi bom constatá-la, pois agora podemos tomar providências para melhorá-la e, com isto, aumentaremos a qualidade da inserção do enfermeiro nos programas governamentais, educativos e empresariais – promete.

A divisão exata no Rio é a seguinte, segunda a pesquisa: 80,9% são técnicos e auxiliares. e 19,1% são enfermeiros. No Brasil, a proporção é semelhante: 77% de técnicos e auxiliares, e 23% de enfermeiros.

O levantamento é inédito e abrange um universo de mais de 1,8 milhão de profissionais. O estudo foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Cofen e com apoio do Coren-RJ.

Mais números
Sobre o mercado de trabalho, a pesquisa apurou que 70,1% das equipes de enfermagem trabalham no setor público; 29,2%, no privado; 1,4%, no filantrópico; e 9,8%, nas atividades de ensino.

No Rio de Janeiro, 69,7% desses profissionais afirmaram estar desgastados com o trabalho.

Salário
Sobre a renda mensal de todos os empregos e atividades que a equipe de enfermagem exerce, constatou-se que 2,8% recebem menos de um salário-mínimo por mês.

Além disso, 13,6% das pessoas declararam ter renda total mensal de até R$ 1.000, valor que o Cofen considera “subsalário”.


Fonte: http://blogs.oglobo.globo.com/blog-emergencia/post/enfermagem-no-rio-e-feita-mais-por-tecnicos-do-que-por-enfermeiros.html



  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2