10/03/2016

Fórum 8 de Março leva centenas de pessoas a Central do Brasil

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Conselho Regional

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), conjuntamente com diversas instituições que defendem os direitos das mulheres, realizaram, na última terça-feira (08/03), o “Fórum 8 de Março”, que teve o lema “Pela Vida e Participação das Mulheres: nenhum direito a menos!”. A ideia da adesão ao evento surgiu após a revogação da ação do Coren-RJ, que anulava as Resoluções 265 e 266 do Cremerj. O texto das resoluções proíbe médicos de atenderem a partos domiciliares ou participarem de equipes de retaguarda, além de impedir também doulas, parteiras e obstetrizes de prestarem assistência às gestantes em ambiente hospitalar. O evento ocorreu na Central do Brasil.

Os principais temas debatidos durante o encontro foram a saúde e a vida da mulher, a relação da mulher com o mundo de trabalho e a participação feminina na política. Além disso, durante todo o dia ocorreram intervenções artísticas e culturais, concomitantemente com uma feira de artesanato, organizada por diversas instituições.

Durante o evento, a enfermeira Heloísa Lessa,  representante da Associação Brasileira de Obsterizes e Enfermeiros Obstetras juntamente com a Fiscal do Coren-RJ, Sabrina Seibert, explicitaram aos presentes que há um aumento da procura por enfermeiras obstétricas, doulas e obstetrizes para a realização do parto. Logo depois, a conselheira do Coren-RJ, Rosimere Silva, convocou a todos para a passeata que acontecerá dia 20/03, na praia do Leme, com o mesmo tema. Além disso, falou sobre as questões éticas e legais da pauta.

Por fim, a presidente do Coren-RJ, Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell, conclamou um grito de ordem a todos os presentes: “O parto não é um ato médico, o parto é um ato da mulher”.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2