28/02/2016

Fórum organiza Dia Nacional pela valorização da Enfermagem

Dia Nacional de luta pela valorização da Enfermagem será celebrado em 17 de maio de 2016

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Neri, se reuniu nesta quarta-feira (24/2) com o coordenador do Fórum Nacional da Enfermagem, Valdirlei Castagna, para alinhar estratégias de mobilização dos profissionais de enfermagem para o Dia Nacional de luta pela valorização da Enfermagem, que acontece em 17 de maio de 2016.

O Cofen, entidade membro do Fórum, divulgará, durante a Semana da Enfermagem, campanha publicitária pela valorização da profissão, destacando o dia Nacional de luta pela categoria, e estimulará os Conselhos Regionais a realizarem atividades em 17 de maio.
Ascensão funcional dos auxilares – Durante a reunião, que contou ainda com a participação do conselheiro federal Luciano Silva e do integrante da Comissão Nacional da Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf/Cofen) Emerson Pacheco, o presidente do Cofen sugeriu ao Coordenador do Fórum reivindicar junto ao governo federal a proposta de ascensão funcional para a Enfermagem, permitindo a transposição dos auxiliares de Enfermagem, carreira em extinção, para técnico de Enfermagem. A maioria dos auxiliares  em atuação já tem formação de técnico, e atuam conforme sua qualificação, mas continuam recebendo como técnicos.
O presidente do Cofen informou sobre a proposta promissora do Conasems de ampliar a participação dos técnicos de Enfermagem no Programa Saúde da Família. Municípios poderiam substituir o agente de Enfermagem por Técnicos de Enfermagem, conforme as necessidades locorregionais. Para o Presidente do Cofen, a iniciativa resultará em maior resolutividade das equipes e geração de empregos.

Fonte: Ascom - Cofen



  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117