26/09/2018

I Jornada da Prática do Exercício Profissional para o Ensino Técnico de Enfermagem é um sucesso

Diretores, coordenadores e secretários de escolas técnicas de enfermagem se reúnem para discutir resolução 402/2018 do Coren-RJ

Mais de 120 pessoas – entre diretores, coordenadores e secretários de escolas técnicas de enfermagem – lotaram o auditório do Centro de Capacitação da Enfermagem Fluminense na manhã desta terça-feira (25), participando da I Jornada da Prática do Exercício Profissional para o Ensino Técnico de Enfermagem. O evento teve como objetivo divulgar a Lei do Exercício Profissional, o Código de Ética e as Resoluções do Cofen.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), Ana Lucia Telles, fez a abertura da Jornada explicando sobre a Resolução 402/2018 do Coren-RJ. Nesta, fica determinada a exigência da inserção do código de autenticidade do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) nos diplomas e certificados de ensino médio técnico, de alunos que concluirão o curso a partir do dia 1º de janeiro de 2019.

“Há muito tempo nós dissociamos a docência da assistência. A importância deste encontro é justamente para pararmos com esta prática. Os egressos da formação técnica são recepcionados por nós, autarquia que fiscaliza o exercício profissional”, concluiu Ana Lúcia.

O evento prosseguiu com a apresentação da chefe da Assessoria Técnica, Úrsula Dias, que ministrou a palestra “Aspectos Legais para a Concessão do Registro Profissional – Legislações Educacionais e da Enfermagem”. Úrsula demonstrou as dificuldades que o Coren-RJ tem no processo de inscrição dos profissionais e na conferência da documentação, e tirou dúvidas sobre como a inscrição no Sistec melhorará estes processos.

 

Em seguida, o diretor de Inspeção Escolar e Certificação da SEEDUC, Alessandro Sathler, apresentou o tema “Cadastro das Instituições de Ensino no Sistec”. Durante sua explanação, ele apontou as dificuldades que a SEEDUC tinha em fiscalizar os cursos técnicos de enfermagem antes do acordo de colaboração técnica assinado com o Coren-RJ, em março deste ano. Sathler também elencou as diversas dificuldades que os cursos têm em se cadastrar no sistema, chegando ao número de 97% de cadastros incompletos, e como funcionam as denúncias aos cursos técnicos inabilitados.

O dia se encerrou com a palestra “Processo Éticos/Fiscalizatórios: De que forma a formação pode evitar futuros processos?”, apresentada pela vice-presidente da autarquia, Ana Teresa de Souza, que abordou temas inerentes à profissão, tais quais fiscalização, ética e legislação.

A I Jornada da Prática do Exercício Profissional para o Ensino Técnico de Enfermagem também contou com a presença da deputada estadual Enfermeira Rejane, da segunda-tesoureira do Coren-RJ, Eliane Soares e da conselheira responsável pelo Departamento de Atendimento, Márcia Guimarães.

 

O próximo evento será realizado em Campos dos Goytacazes, no dia 27 de setembro e envolverá toda a região Norte Fluminense.

 

 




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2