10/09/2021

Lançamento do livro gratuito sobre enfermeira na luta contra a Covid-19

O material, elaborado pelo Cofen e o Consórcio Acadêmico Brasileiro

O material, elaborado pelo Cofen e o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa, é gratuito

O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) desenvolveram, em parceria, o livro “A incrível jornada da enfermeira Mari na luta contra a Covid-19”. O material visa atingir tanto o público infantil quanto o adulto, como educadores, pais e mães, familiares, pesquisadores, profissionais de saúde, através de uma linguagem acessível e direta.

A parte infantil narra a jornada de trabalho da personagem Mari, uma enfermeira brasileira, em homenagem à enfermeira jamaicana Mary Jane Seacole (1805-1881), que teve o seu trabalho voltado para o cuidado integral e centrado na pessoa, antecipando em mais de um século a abordagem das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). No Sistema Único de Saúde (SUS), as práticas celebram 15 anos e fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), criada pelo Ministério da Saúde.

Em cada página do livro, uma dessas práticas é citada de forma muito leve, seja Tai Chi, plantas medicinais, auriculoterapia, entre outras. O conteúdo adulto fica localizado no canto inferior direito da página, direcionado por meio de um link para navegar.

Evidências científicas sobre a efetividade, eficácia e segurança das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no auxílio do manejo clínico da COVID-19, no apoio imunológico e na promoção e cuidado à saúde mental na pandemia da COVID-19 estão contidas no Parecer Técnico-Científico (PTC) apresentado.

O material é gratuito e pode ser acessado por todos os interessados  no site , ou baixando o arquivo em PDF.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117