Nota de Luto e pedido de Justiça à técnica de enfermagem Rita Nogueira
É com extrema tristeza e revolta que lamentamos mais um caso brutal de feminicídio, desta vez tendo como vítima a técnica de enfermagem de 27 anos, Rita de Kássia Nogueira Matias Santos. Para repúdio implacável de nós e de toda a sociedade, seu assassino confesso é Iago Lacê Falcão, um colega, um enfermeiro residente, com quem vinha se relacionando como namorada há cerca de um mês. Iago Lacê Falcão a torturou com requintes de crueldade, se apresentou à polícia e está solto. Rita desapareceu por dois dias, desesperando parentes e amigos em sua busca, até que seu assassino se entregou à Delegacia de Homicídios, indicando onde estaria o corpo: em casa de parentes dele, em Bento Ribeiro.
O Coren-RJ enxerga como inadmissível que um profissional, com a missão de cuidar e de salvar vidas e não de martirizar e eliminar, possa cometer este crime bárbaro. O motivo, fútil, uma vez que o criminoso não o fez para se defender. Friamente, supliciou e matou, abreviando a vida uma mulher jovem, trabalhadora, querida por seus familiares e colegas. Rita trabalhava na UPA Cabuís, em Nilópolis, e da Maternidade Leila Diniz, na Barra da Tijuca, onde era residente Iago Lacê Falcão, como enfermeiro obstétrico.
O Coren-RJ, no âmbito do Departamento de Ética, já está tomando as providências ético-disciplinares, conforme o que dita a Resolução Cofen nº 370/2010 (Código de Processo Ético da Enfermagem), para a abertura de processo, a fim de julgar o profissional pelas infrações cometidas.
Clamamos por justiça para a técnica de enfermagem Rita Nogueira! Força aos seus familiares, amigos e colegas. Que Rita descanse em paz.
Veja Mais
- 01/02/2023 15:44
Coren-RJ de Portas Abertas: Visita dos futuros profissionais de enfermagem a sede do Coren-RJ - 01/02/2023 16:35
Regularização de débitos e renovação de carteiras vencidas nas subseções: Campo Grande e Volta Redonda - 01/02/2023 13:37
CTASM no Hospital Maternidade Angra dos Reis - 31/01/2023 14:30
Lei Estadual dá direito a acompanhante para mulheres em consultas e exames - 30/01/2023 17:44
Posse da Comissão de Ética na Glória