01/11/2019

Outubro Rosa é sucesso de público na Praça XV

A Feira Rosa – Saúde da Mulher, promovida pela Comissão

A Feira Rosa – Saúde da Mulher, promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj e pelo Coren-RJ, com o apoio dos Conselhos Regionais de Odontologia e de de Técnicos em Radiologia e instituições de ensino, foi um sucesso! No último dia do Outubro Rosa (31), quem circulava pela pela Praça XV encontrou um evento que brindou a população com informações acerca da prevenção dos cânceres de mama e cérvico-uterino.

O público também teve a oportunidade de realizar, gratuitamente, serviços de saúde como aferição de pressão, glicose e tipagem sanguínea, realizados por equipes de profissionais, professores e alunos de cursos técnicos e faculdades de Enfermagem – somente em uma das barracas, foram feitos mais de 300 exames de taxa de glicose, em apenas duas horas. Os transeuntes e participantes também assistiram a uma aula pública sobre câncer de mama, ministrada pela enfermeira Maria Beatriz Kneeupp, do INCA.

A diretora do Coren-RJ e coordenadora do evento pela autarquia, Eliane Soares, comemorava a experiência bem-sucedida deste segunda edição do evento, que já foi realizado no ano passado no Parque de Madureira:
– Nosso objetivo vai além de levar informações básicas sobre prevenção e controle do câncer: queremos chamar a atenção para a falta de acesso da população ao exame de mamografia na rede pública de saúde, que deve ser realizada em tempo hábil para a detecção precoce -, afirmou a conselheira, que realizará evento Novembro Azul voltado para a prevenção do câncer de próstata e saúde do homem, no dia 09/11, na Vila Olímpica de Nova Iguaçu.

Eliane Soares elogiou a colaboração conquistada pelo Coren-RJ dos Conselhos Regionais de Odontologia e de de Técnicos em Radiologia:

– Convidamos importantes Conselhos como o CRO-RJ e o CRTR-RJ para se juntar a nós. E foi um ganho precioso. Tanto que pretendemos manter a parceria com estas autarquias e convidar outros Conselhos para compor uma frente em defesa da saúde e direitos da população. E quem ganha com a parceria é a saúde carioca – concluiu.

O apoio do CRO-RJ trouxe acadêmicos da Faculdade de Odontologia da UNIG, que informavam sobre a prevenção ao câncer de boca, saúde e higiene bucal, com direito até a um “escovódromo”. Já o CRTR-RJ contou com Instituto Carioca de Radiologia, cujos mestres e estudantes explicavam sobre novas tecnologias para a detecção precoce de vários tipos de câncer.

Para a deputada Enfermeira Rejane, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, a grande procura por exames de checagem rápida e por informações sobre o câncer de mama demonstram como a população está carente de serviços de saúde no Rio de Janeiro.

Também abrilhantaram a Feira Rosa a advogada Alessandra Santos, presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ RJ) da OAB, o ex-presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus, além de políticos e autoridades.Conselheiros, diretores, colaboradores e funcionários do Coren-RJ participaram apoiando a organização do evento.

A convite da diretora Eliane Soares, os alunos e professores realizaram um trabalharam imprescindível para o sucesso do evento. O Coren-RJ agradece a participação do Instituto Carioca de Radiologia; os cursos técnicos de enfermagem Souza Barros; SENAC; Mova; Invictus; Colégios Santos Moura, Setembro e Sandra e Silva; e as faculdades Univeritas, Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ), UNIG e São José.

E, como sempre, a Cedae, nossa grande parceira nos eventos, forneceu água geladinha para matar a sede de um dia especialmente quente nesta primavera carioca.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2