19/01/2021

Pesquisa avalia atitudes dos profissionais de Enfermagem frente à morte

Profissionais e estudantes podem participar da pesquisa respondendo um formulário

Profissionais e estudantes podem participar da pesquisa respondendo um formulário online

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está realizando a pesquisa “Evidências de validade da versão brasileira da Death Attitude Profile Revised (DAP-R) na Enfermagem”, que busca analisar as evidências de validade da versão traduzida e adaptada da DAP-R para o português brasileiro, em estudantes e profissionais da Enfermagem.

Segundo a pesquisa, as atitudes frente à morte em profissionais da Enfermagem têm sido objeto de múltiplos estudos por influenciarem na tomada de decisão, no comportamento e na assistência prestada a indivíduos em fim de vida. Em pesquisas internacionais, destaca-se o uso da Death Attitude Profile Revised (DAP-R) por ser uma escala multidimensional que avalia atitudes negativas, positivas e neutras, sendo baseada na análise conceitual de aceitação da morte.

O estudo também tem a finalidade de produzir contribuições teóricas para o avanço científico em Enfermagem e sua relação com as atitudes frente à morte e aos cuidados no fim da vida.

A pesquisa está sendo desenvolvida pelo programa de pós graduação em Enfermagem da UFPI pela doutoranda Raylane Machado, com orientação da doutora Grazielle Freitas. Para participar da pesquisa acesse o formulário: https://forms.gle/Ypihg25NVcDn2Z6N7

Fonte: Ascom – Cofen




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117