29/05/2020

Pólos de atendimento de Covid-19 em Mesquita atendem 300 pacientes por dia

Em uma iniciativa para atender à saúde da população e

Em uma iniciativa para atender à saúde da população e desacelerar a disseminação do novo coronavírus, a Prefeitura de Mesquita, na Baixada Fluminense, inaugurou no último sábado (23/05), seu segundo Pólo de de atendimento a pessoas com suspeita de Covid-19, na Vila Olímpica de Cosmorama. No empenho para prevenir e combater a doença, a Secretaria de Saúde do município abriu as portas do seu primeiro Pólo em 23 de março, no bairro de Santa Terezinha.

A presidente do Coren-RJ, Ana Lúcia Telles Fonseca, ao lado das conselheiras Rogéria Nascimento e Ivonete Aparecida, visitou o primeiro Pólo logo após a Semana da Enfermagem de 2020. Lá, as representantes do Coren-RJ foram recepcionadas pelo prefeito de Mesquita, Jorge Miranda, e pelo coordenador dos Pólos, o enfermeiro Thiago Wendel Gonzaga da Silva e equipe.

Em ambos os Pólos são realizados testes de Covid-19, os pacientes recebem encaminhamento para a realização de radiografia, tomografia computadorizada (em unidades de saúde externas), além de transferências para outros níveis de atenção. Os espaços contam também com dispensação de medicamentos na farmácia do Pólo e acompanhamento pela equipe da vigilância epidemiológica.

Os Pólos funcionam diariamente das 8h às 20h, com equipes compostas por 72 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, farmacêuticos e de administração, funcionários da Secretaria de Saúde de Mesquita. São realizados por dia cerca de 300 atendimentos.

As equipes de saúde receberam treinamento especial para atendimento exclusivo para Covid-19. A ação contou com a participação do especialista Daniel Soranz, professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, idealizador do projeto dos Pólos de Mesquita. Os profissionais da saúde foram preparados para fazer o diagnóstico clínico dos pacientes e, em caso de necessidade, encaminhar os casos mais urgentes à UPA de Edson Passos ou para um hospital estadual mais próximo.

Até 21/05, o Pólo de Santa Terezinha atendeu 10.320 pessoas; deu encaminhamento para a realização em unidade de saúde externa de 434 tomografias computadorizadas e de 1.334 radiografias do tórax; 1.428 pessoas foram testadas no local; 161 transferências para outros níveis de atenção e foram atendidos 2.438 pacientes de outros municípios.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117