31/05/2016

Profissionais da Enfermagem que se dedicam às artes poderão expor no Cofen

O conselho receberá obras de artistas de diferentes expressões; saiba como apresentar seus trabalhos artísticos

Os profissionais de Enfermagem que, além da arte de cuidar, se destacam nas artes plásticas encontram no Cofen um espaço especial para expor seus trabalhos. Bimestralmente, o conselho receberá obras de artistas de diferentes expressões. O espaço será aberto para a divulgação desses trabalhos para o público em geral.

A pioneira da Enfermagem Florence Nightingale (1820-1910) já associava a Enfermagem ao fazer artístico. “Para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor, pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!” Questão de identidade e de valores políticos, a arte exerce um papel fundamental na valorização e no respeito a diferentes formas de estar no mundo e de vivê-lo. Para escritora e doutora em Enfermagem Wanda Horta (1926-1981), a Enfermagem é uma ciência e uma arte. “O uso criativo e imaginativo do conhecimento para a melhoria do homem encontra expressão na arte da enfermagem”, dizia.

A exposição é gratuita e não será cobrada a doação de obra do expositor, responsável apenas pelo transporte das obras e cartões de visita. Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (61) 3329-5820 ou email arte@cofen.gov.br. Artistas plásticos que não sejam profissionais da Enfermagem também podem participar


Fonte: Ascom - Cofen



  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2