Enfermeiro e Obstetriz

Para requerer Inscrição Definitiva serão exigidos o ORIGINAL e CÓPIA dos documentos relacionados abaixo:

Documentação Pessoal:

1- 01 (uma) fotografia recente, colorida, nítida, sem sombras, com fundo branco e em formato 3×4;

A foto deve ser do tipo “foto para documento oficial”, nítida, sem sombra, com fundo branco liso, em formato 3×4 colorido e de alta resolução. O enquadramento deve cobrir os ombros e o rosto do profissional. Roupas brancas devem ser evitadas para facilitar o contraste da impressão.

2- Carteira de identidade civil ou outro documento com valor legal na validade, no qual conste a data da emissão, o órgão emissor e a foto;

São aceitos como documentos de identidade civil: Registro Geral(RG); Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional; Cédula de Identidade de Estrangeiro(CIE).

3- Comprovante de residência com CEP e data inferior a seis meses de sua emissão;

São aceitos comprovantes de contas fixas com endereço completo e CEP, emitido nos últimos seis meses. Caso o comprovante não esteja no nome do profissional, forneceremos uma declaração de residência que deverá ser preenchida no ato do requerimento.

4- Título de eleitor com comprovante de votação da última eleição (dois turnos, se for o caso) e/ou certidão de quitação eleitoral emitida pela justiça eleitoral. O comprovante de justificativa eleitoral não é aceito como comprovante de quitação eleitoral;

Para emitir sua Certidão de Quitação Eleitoral, clique aqui.

5- Documento de Cadastro de Pessoa Física – CPF;

Para emitir seu comprovante de inscrição no CPF, cliquei aqui.

6- Certidão ou comprovante de quitação com serviço militar para o sexo masculino, com idade inferior a 46 anos;

São aceitos como comprovantes de quitação com o serviço militar: Certificado de Alistamento, nos limites de sua validade (conforme carimbos aplicados no verso do mesmo); Certificado de Reservista; Certificado de Isenção; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certidão de Situação Militar; Carta Patente para oficial da ativa, da reserva e reformado das Forças Armadas ou de corporações consideradas suas reservas;  Provisão de reforma, para as praças reformadas; Atestado de Situação Militar, quando necessário, para aqueles que estejam prestando o Serviço Militar – válido apenas durante o ano em que for expedido;   Atestado de desobrigação do Serviço Militar;  Certificado de Prestação do Serviço Alternativo; e Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo.

7- Certidão de nascimento, certidão de casamento ou certidão de casamento com averbação de divórcio (conforme estado civil). Caso seja viúvo (a), trazer a certidão de óbito do cônjuge, juntamente com a certidão de casamento.

8- Certidão de Regularidade: Caso o profissional possuiu Inscrição Provisória junto ao Sistema Cofen/Corens, deverá apresentar juntamente com a documentação uma certidão do Coren onde teve inscrição.

Documentos escolares:

1- Diploma do curso de Enfermagem ou de Obstetriz; .

2- * Histórico escolar do curso de Enfermagem ou Obstetriz com data de início e término do curso.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1- O Diploma original – devidamente assinado pelo profissional – ficará retido para análise, sendo devolvido após conclusão do processo, junto com a Carteira Profissional e o Certificado de Registro;

2- No ato do requerimento, será entregue o protocolo de atendimento referente ao seu pedido de Inscrição Definitiva. Este protocolo não serve para o exercício profissional, devendo o profissional aguardar a finalização do processo;

3- O número de Coren-RJ não é gerado no ato do Requerimento. Este número será concedido pelo Cofen, após análise e processamento de sua documentação e constará na Carteira Profissional que lhe será entregue junto com seu Diploma e Certificado de Registro.

* Documento para fins de complementar informações escolares.

 

INSCRIÇÃO DEFINITIVA SEM DIPLOMA:

O profissional que ainda não tiver seu diploma, excepcionalmente, poderá solicitar a inscrição definitiva através de declaração emitida pela Instituição de Ensino Superior informando a data de colação de grau, acompanhado dos demais documentos e na observância das seguintes exigências:

a) O profissional terá o prazo de até 12 (doze) meses, a contar da data de colação de grau, para requerer sua inscrição junto ao Coren-RJ;.

b) O nome do requerente deverá constar na relação dos formandos encaminhada e protocolada junto ao Coren-RJ pela Instituição de Ensino Superior;

c) O Profissional terá o prazo de um ano para apresentar o diploma a contar da data da emissão da carteira profissional. Esgotado o prazo sem a apresentação do diploma, o Conselho Regional de Enfermagem suspenderá automaticamente a inscrição e tomará as providências necessárias para apurar e punir o eventual exercício ilegal da profissão.

d) O inscrito com inscrição suspensa NÃO está isento do pagamento das anuidades após a sua suspensão.

e) O inscrito com inscrição suspensa somente poderá solicitar a transferência de inscrição se estiver de posse do diploma ou certificado, a fim de regularizar sua situação inscricional no Regional de destino.

f) O inscrito detentor de inscrição definitiva emitida por 1 ano, estando ou não suspensa poderá requerer o cancelamento de inscrição. Para requerer a reinscrição o profissional deverá apresentar, além dos documentos previstos nesta norma, o original do diploma para registro.

g) Fica assegurada, ao profissional que respeitar o prazo de até 1 ano para regularização, a isenção da taxa de expedição da carteira profissional de identidade.

Para maiores informações sobre as obrigações das instituições de ensino, clique aqui.

No caso de estrangeiro portador de visto permanente ou temporário, clique aqui.

 

VALORES:

No ato do requerimento, será gerado boleto com vencimento de dez dias, em parcela única, referente à taxa da inscrição e à anuidade vigente.

Para maiores informações sobre os valores de taxa e anuidade, clique aqui.

 

PRAZOS:

Para maiores informações sobre os prazos de nossos serviços, clique aqui.



  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2
  • BannerLateral_codigo_etica