22/05/2019

Record de público no CECENF: Mais de 250 lotam auditório no Encontro de Saúde da Mulher do Coren-RJ

Com seu auditório lotado de profissionais e alunos da enfermagem,

Com seu auditório lotado de profissionais e alunos da enfermagem, o Centro de Estudos e Capacitação da Enfermagem Fluminense – CECENF, deu lugar nesta quarta-feira (22/05), à realização do Encontro de Saúde da Mulher do Coren-RJ. Organizado pela conselheira e enfermeira obstétrica, Zuleide Aguiar, e pela colaboradora e coordenadora do Capacita Coren-RJ, Lilian Behring, o Encontro contou com a presença de mais de 250 participantes, todos voltados para o mesmo objetivo: discutir as questões emergentes sobre a saúde feminina. O evento foi composto por várias palestras em temáticas relacionadas à saúde feminina, ministradas das 8h às 16h.

O Encontro de Saúde da Mulher foi prestigiado em sua Mesa de Abertura com as presenças da secretária municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Ana Beatriz Busch Araújo; da presidente da ABen-RJ, Sonia Acioli de Oliveira; da vice-presidente da Abenfo-RJ, Maysa Luduvice Gomes; e das professoras Sandra Cristina de Souza Borges ( Departamento Materno-infantil da UERJ) e Marcela Pimenta Muniz (Departamento Materno-infantil e psiquiátrico da UFF). Todas foram recepcionadas pelo conselheiro e primeiro-tesoureiro, o enfermeiro obstétrico Glauber Amancio, que representou a presidente do Coren-RJ, Ana Lúcia Telles Fonseca.

As representantes das entidades falaram sobre a importância do evento para a proximidade entre as instituições, e do papel valioso dos profissionais de enfermagem que atuam na obstetrícia. Foi também assunto de pauta a questão dos desafios que existem no município do Rio de Janeiro, sobretudo na rede de assistência à mulher. Ao longo do dia, expoentes da enfermagem dissertaram sobre aspectos do tema: Cláudia Messias, Rosana Castro, Edymara Tatagiba Medina e Hellen Ferreira.

À tarde, foi a vez do Encontro de Saúde da Mulher do Coren-RJ receber a presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Rio de Janeiro – Abenfo-RJ, enfermeira obstétrica Sabrina Seibert, que falou da importância do fortalecimento das entidades de representação da enfermagem. Ela expôs sobre a história da Abenfo-RJ e da sua importância na visibilidade da profissão nacionalmente. Sabrina finalizou parabenizando o Coren-RJ pela realização do Encontro e também convidou a todos a participarem do XI COBEON – Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, que acontecerá de 30/10 a 02/11, Maceió, Alagoas, sob o tema “A Enfermagem Obstétrica e sua contribuição para a sustentabilidade do SUS: protagonismo social e cuidado qualificado”

Secretária de Saúde explica fechamento de maternidade

Oportunamente, a secretária municipal de Saúde, Ana Beatriz Busch, esclareceu que a Maternidade Herculano Pinheiro não irá fechar. Mas, como uma estratégia de gestão, as mulheres até então atendidas naquela unidade, serão remanejadas para a Maternidade Alexandre Fleming, distante cinco quilômetros da Herculano Pinheiro. Segundo Ana Beatriz Busch, a rede municipal já passava por sérios problemas anteriores, revelou que as duas unidades sempre apresentaram falta de profissionais médicos nos finais de semana, e que a fusão deverá resolver grande parte dessas questões. Ao permitir concentrar os atendimentos na Maternidade Alexander Fleming, as equipes terão condições de atender em função de um reforço no quadro de profissionais. A secretária ainda afirmou que a rede do município carece de serviços de média complexidade, principalmente cirúrgicos, para dar conta das demandas de ginecologia, hérnias, cirurgias de vesícula, cálculos renais entre outras. E finalizou indicando que uma policlínica com essas características seria muito bem-vinda para a população.

A coordenadora do Encontro de Saúde da Mulher do Coren-RJ, a conselheira Zuleide Aguiar lembrou que a Maternidade Alexandre Flemming é pioneira na realização de partos humanizados por enfermeiros, e que tem hoje uma diretora-geral, a enfermeira obstetra Patrícia Santos.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2