Especialização Lato Sensu (Residência e Tradicional)

CANAIS DE ATENDIMENTO

Atendimento ONLINE

Para requerer online, envie um e-mail para processamento@coren-rj.org.br.

No e-mail, deverá constar anexado o original digitalizado, frente e verso, de modo legível, da documentação obrigatória listada acima. Por favor, informe também no corpo do e-mail seu nome completo, cpf e a solicitação desejada.

2. Agendamento de Atendimento Presencial

Para agendar, clique aqui. O atendimento presencial, solicitado via agendamento, requer apresentação de original e cópia  tanto da documentação obrigatória listada acima, como também da documentação extra listada abaixo, para que sua solicitação seja aceita.


DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

1. Carteira de Identidade Civil

São aceitos como documentos de identidade civil: Registro Geral(RG); Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Trabalho; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional. 

No caso de estrangeiro portador de visto permanente ou temporário, clique aqui

2. Comprovante de Residência com CEP

São aceitos comprovantes de contas fixas com endereço completo e CEP, emitido nos últimos seis meses.

3. Documento de Cadastro de Pessoa Física – CPF

4. Certificado ou Declaração de conclusão do curso de pós-graduação lato sensu 

         No caso de certificado emitido por instituição estrangeira, clique aqui.

5. Histórico escolar do curso de especialização lato sensu

6. 01 (uma) fotografia colorida recente com fundo inteiramente branco em formato 3×4 – padrão documento(somente para atendimento presencial)

Atenção: a foto também se trata de um documento. Para que seu requerimento seja aceito, ela precisa ser apresentada com o padrão descrito acima. 


ATENÇÃO!

ESPECIALISTAS EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E AFINS

Para especialização em Enfermagem Obstétrica, tanto no molde tradicional quanto no de residência, de acordo com a Resolução Cofen 672/2021, será exigido documento expedido pela instituição formadora que comprove a seguinte qualificação prática, para aqueles que iniciaram o curso a partir do dia 23 de abril de 2015:

-Realização de, no mínimo, 15 (quinze) consultas de Enfermagem pré-natais;

-Realização de, no mínimo, 20 (vinte) partos com acompanhamento completo do trabalho de parto, parto e pós-parto;

-Realização de, no mínimo, 15 (quinze) atendimentos ao recém-nascido na sala de parto

ESPECIALISTAS EM ENFERMAGEM ESTÉTICA E AFINS

De acordo com a Resolução Cofen 519/2016, o Enfermeiro deverá ter pós-graduação lato sensu em estética, de acordo com a legislação estabelecida pelo MEC, e que no mínimo tenha 100 horas de aulas práticas.


DOCUMENTAÇÕES EXTRAS

Durante a análise do requerimento do registro de especialização podem faltar algumas informações e as documentações a seguir podem ser requeridas:

1. Diploma de Graduação em Enfermagem

O diploma necessita apresentar os dados de registro do Cofen. Em geral, consta no verso do documento, na forma de carimbo ou selo. Podem vir também como Certificado de Registro, que se trata de uma folha à parte emitida pelo Coren.

2. Certidão de Casamento ou Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio 

Este documento faz-se obrigatório caso tenha ocorrido mudança de nome e haja divergência dos nomes nos documentos enviados.


VALORES E PRAZOS

1. Os Conselhos Regionais de Enfermagem isentarão os profissionais da cobrança de taxa de registro e carteira, conforme Resolução Cofen 581/2018.

2. Para maiores informações sobre os prazos de nossos serviços, clique aqui.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

1. O prazo para conclusão do registro é de até 30 (trinta) dias, que começam a contar a partir do envio correto/completo da documentação

2. O número de registro não é gerado no ato do requerimento. Este número será concedido pelo Cofen, após análise e processamento de sua documentação. O número de registro constará na Certidão do Coren/RJ que pode ser emitida no site de serviços: https://servicos.coren-rj.org.br


INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU

1. Serão aceitos apenas cursos de pós-graduação iniciados após a conclusão da graduação, com a colação de grau.

2. Os cursos de pós-graduação lato sensu tradicionais foram ou são regidos pelas Resoluções CNE/CES 01/2001, CNE/CES 01/2007 ou CNE/CES 01/2018, de acordo com o período cursado. 

3. A especialização no molde de residência pode ser deferida mediante análise individual do Conarenf/Cofen, sofrendo prazo de resposta distinto das demais especializações.



  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117