Reinscrição

O profissional que tenha solicitado o cancelamento de sua inscrição poderá requerer sua reinscrição em qualquer Coren.

 

CANAIS DE ATENDIMENTO

  1. Atendimento ONLINE

Para requerer online, envie um e-mail para processamento@coren-rj.org.br. No e-mail, deverá constar anexado o original digitalizado, frente e verso, de modo legível, da documentação obrigatória e da complementar. Por favor, informe também no corpo do e-mail seu nome completo, cpf e a solicitação desejada.

  1. Agendamento de Atendimento Presencial

Para agendar, clique aqui. O atendimento presencial, solicitado via agendamento, requer apresentação de original e cópia  tanto da documentação obrigatória como também da complementar, para que sua solicitação seja aceita.

 

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

  1. Carteira de Identidade Civil

São aceitos como documentos de identidade civil: Registro Geral(RG); Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Trabalho; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional.

No caso de estrangeiro portador de visto permanente ou temporário, clique aqui.

  1. Comprovante de Residência com CEP

São aceitos comprovantes de contas fixas com endereço completo e CEP, emitido nos últimos seis (06) meses.

  1. Documento de Cadastro de Pessoa Física – CPF
  2. Diploma, Certificado ou declaração de colação de grau ou conclusão do curso

O diploma ou o certificado necessita apresentar os dados de registro do Cofen. Em geral, consta no verso do documento, na forma de carimbo ou selo. Podem vir também como Termo de Registro, que se trata de uma folha à parte emitida pelo Coren da inscrição principal.

  1. Certidão do Coren da inscrição principal

A certidão do Coren da inscrição principal deverá conter informações sobre as regularidades ética, eleitoral e pecuniária. Caso os dados de registro do Cofen não estejam conforme item 4., precisam constar nessa certidão.

  1. Título de Eleitor com comprovante da última votação ou certidão de quitação eleitoral.

O comprovante de votação deve ser da última eleição (dois turnos, se for o caso) e/ou certidão de quitação eleitoral emitida pela justiça eleitoral. O comprovante de justificativa eleitoral não é aceito como comprovante de quitação eleitoral.

  1. Certidão ou comprovante de quitação com serviço militar para o sexo masculino, com idade inferior a 46 anos

São aceitos como comprovantes de quitação com o serviço militar: Certificado de Alistamento, nos limites de sua validade (conforme carimbos aplicados no verso do mesmo); Certificado de Reservista; Certificado de Isenção; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certidão de Situação Militar; Carta Patente para oficial da ativa, da reserva e reformado das Forças Armadas ou de corporações consideradas suas reservas;  Provisão de reforma, para as praças reformadas; Atestado de Situação Militar, quando necessário, para aqueles que estejam prestando o Serviço Militar – válido apenas durante o ano em que for expedido;   Atestado de desobrigação do Serviço Militar;  Certificado de Prestação do Serviço Alternativo; e Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo.

  1. 01 (uma) fotografia colorida recente com fundo inteiramente branco em formato 3×4 – padrão documento

Atenção: a foto também se trata de um documento. Para que seu requerimento seja aceito, ela precisa ser apresentada com o padrão descrito acima.

Este documento é obrigatório para o atendimento presencial.

 

DOCUMENTAÇÕES COMPLEMENTARES

Podem vir a ser solicitadas posteriormente as documentações complementares abaixo para análise do requerimento:

  1. Certidão de Casamento ou Certidão de Casamento com Averbação de Divórcio

Este documento faz-se obrigatório caso tenha ocorrido mudança de nome e haja divergência dos nomes nos documentos enviados.

  1. Histórico Escolar do curso de Enfermagem ou Obstetriz

Este documento faz-se obrigatório caso não conste no certificado a data de início e término de curso.

 

VALORES E PRAZOS

  1. Ao término do ato do requerimento, será gerado boleto referente à taxa da inscrição e à anuidade vigente. Para maiores informações sobre os valores de taxa e anuidade, clique aqui.
  2. Para maiores informações sobre os prazos de nossos serviços, clique aqui.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  1. Os profissionais que se inscreverem on-line serão convocados após a pandemia do Covid-19 para apresentarem toda a documentação original (tanto as descritas como obrigatórias quanto as descritas como complementares), sob pena de suspensão da inscrição. Nesta oportunidade, será emitido o boleto referente à impressão da carteira profissional. A inscrição no Coren/RJ pode ser comprovada mediante Certidão.
  2. A inscrição on-line será realizada apenas após o envio da documentação correta e completa e o pagamento da anuidade e da taxa de inscrição.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE REINSCRIÇÃO

  1. O profissional reinscrito terá o mesmo número de inscrição que lhe foi atribuído originalmente, sujeitando-se às disposições normativas vigentes de recolhimento da taxa de inscrição, carteira e anuidade do exercício.
  2. Relativo à anuidade do ano em exercício, se o pedido for protocolizado até 31 de março, o inscrito deverá efetuar o pagamento integral da anuidade. Após esta data deverá efetuar o pagamento proporcional aos meses que restam para o fim de exercício.

3. O inscrito que já tenha efetuado o pagamento da anuidade integral em outro Regional não está sujeito à nova cobrança, desde que apresente o original do comprovante de pagamento.



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