01/11/2019

SEEDUC e Coren-RJ juntos em Seminário pela qualidade do ensino técnico em Enfermagem

Vem caminhando com sucesso e a passos largos a parceria

Vem caminhando com sucesso e a passos largos a parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ) e o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro. Na manhã desta terça-feira (29), a SEEDUC realizou na sua sede um seminário com o Coren-RJ, com o objetivo de apresentar os termos de cooperação técnica e as ações previstas, a coordenadores de cursos técnicos de enfermagem, responsáveis legais das escolas e professores.

Promovido pela nova coordenação geral da SEEDUC, assumida pelo diretor de Inspeção Escolar, Certificação e Acervo, Evaldo Alves da Silva, a mesa contou com a participação da presidente do Coren-RJ, Ana Lúcia Telles, da vice-presidente, Ana Teresa Ferreira de Souza, e da diretora e coordenadora do Programa Boas-Vindas, Eliane Soares.

O acordo técnico entre a pasta e a autarquia foi celebrado em março de 2018, com vistas à regularização dos cursos profissionalizantes de nível médio da rede privada, que inserem anualmente no mercado milhares de técnicos de enfermagem. De lá para cá, mudou o governo do estado, mas a parceria foi repactuada. Já em 2019, houve várias reuniões e audiências públicas para o debate de temas afins, sempre com o objetivo de aprimorar o ensino e mirar na boa formação dos futuros profissionais que estarão no mercado cuidando de vidas.

O diretor da SEEDUC-RJ Evaldo Alves da Silva abriu o Seminário, explicando como é organizado o processo de pedido de autorização para o funcionamento de escolas técnicas, segundo as normas da Secretaria e da Resolução das Diretrizes Curriculares. Em sua explanação, a presidente do Coren-RJ, Ana Lúcia Telles, frisou a necessidade de enfocar no investimento para a disseminação da Ética da profissão, norteando desde a criação das escolas para que formem futuros profissionais que cumpram os princípios éticos preconizados. Ana Lúcia enfatizou ainda no cuidado da assistência das vidas humanas e na responsabilidade de enfermeiros que se dispõem a ser responsáveis por cursos técnico, que colocam anualmente no mercado milhares de novos profissionais.

A vice-presidente Ana Teresa Souza palestrou sobre as legislações utilizadas nas inspeções conjuntas SEEDUC/Coren-RJ, para consolidação dos atos do convênio.Ana Teresa demonstrou que a atuação do Coren-RJ é legal, considerando as normas como a Lei 2604/55, que prevê a coordenação e direção de cursos técnicos como competência de enfermeiros, e as leis do exercício profissional e decretos. A vice-presidente comentou ainda o Código de Ética e a resolução 560 sobre o manual de inscrição profissional e as principais constatações das inspeções conjuntas, todas previstas nas normas do Conselho Estadual de Educação (CEERJ) e pela Secretaria.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2