17/09/2019

Super Capacita Coren-RJ bate record de público

Que o programa Capacita Coren-RJ é um sucesso, aplaudido por

Que o programa Capacita Coren-RJ é um sucesso, aplaudido por profissionais e estudantes, todos sabemos. E que a coordenadora Lilian Behring ministra aulas e palestras cheias de energia e de criatividade, com profundo conteúdo científico, toda a enfermagem que já frequentou ao menos um curso do programa de capacitação do Coren-RJ, é testemunha desta competência. Contudo, o que se viu na manhã de hoje (16), no Teatro Odylio Costa Filho, na UERJ, superou todas as expectativas. Nada menos do que cerca de 1500 espectadores lotaram não somente a plateia do teatro, mas também as coxias, para assistirem ao curso Atendimento à Parada Cardiorrespiratória: atualizações dos protocolos mundiais no Suporte Básico e Avançado de Vida.

Coordenado e ministrado pela colaboradora Lilian Behring, o evento foi prestigiado pelos conselheiros Eliane Araújo (que apoiou na organização), Angélica Lyra, Maria Lúcia tanajura, Magali Delfino, Adriana Miranda, Zuleida Vidal e Olguimar dos Santos Dias.

O que era para ser um grande encontro científico, se transformou em momento histórico da nossa enfermagem fluminense, especialmente após o trauma tão recente pelo incêndio do Hospital Badim. Lembrando deste episódio, que comoveu todo o Brasil, à mesa, a deputada Enfermeira Rejane solicitou um minuto de silêncio pela tragédia e pediu preces àqueles que ainda se encontram internados. Todos atenderam ao apelo com reverência e emoção.

A solenidade teve o enfermeiro e conselheiro Glauber Amancio como mestre de cerimônias Abrindo a solenidade, a mesa foi composta por autoridades da categoria e da educação, recebidas pela a presidente e vice-presidente do Coren-RJ, Ana Lúcia Teles e Ana Teresa Ferreira. Além da deputada estadual Enfermeira Rejane, participaram Elaine Ferreira Torres (sub-reitora de Extensão e Cultura da UERJ), Cássia Souza (presidente do SINTUPERJ,) Ricardo Lodi Ribeiro (diretor licenciado da Faculdade de Direito e candidato a reitor da UERJ), e a presidente da ABEn-RJ, Sonia Acioli. O evento contou ainda com a presença querida da primeira presidente do Coren-RJ, Nalva Pereira Caldas, que recebeu uma homenagem especial e foi muito aplaudida.

Representantes de instituições de saúde também prestigiaram e foram chamados ao palco: Secretaria de Saúde de Itaipava, Hospital Santa Teresa de Petrópolis, HUPE/UERJ, Hospital Naval Marcílio Dias, Secretaria de Saúde de Resende, Hospital Municipal Souza Aguiar, Instituto Nacional de Cardiologia, Centro Universitário de Volta Redonda – UNIFOA e Casa de Saúde São José. Coordenadores, diretores e docentes dos cursos médios de enfermagem também participaram, ao lado de seus alunos.

Homenagens
O ex-presidente do Coren-RJ Pedro de Jesus Silva foi o homenageado especial do evento. O enfermeiro, que esteve à frente do Conselho de 2011 a 2014 (reeleito), foi o responsável pela implantação do Capacita Coren-RJ, ao lado da sua vice-presidente, a professora Maria Therezinha Nóbrega, da UERJ. A dupla gestora comprou a ideia da implantação de um projeto científico de atualização para profissionais, capitaneado pela então conselheira Lilian Behring, hoje coordenadora do mais popular programa do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro. O projeto pioneiro serviu de inspiração para outros Corens, pelo objetivo de levar conhecimentos e reduzir as incidências de imprudência, negligência e imperícia no serviço.

Também foram homenageados os monitores que apoiam o programa e os mestres que fazem parte da equipe colaboradores do Capacita, que foram aprovados no primeiro Chamamento Público de todos os Corens: Adriana Ouverney Braz, Alcione Matos Barbosa, Alexandre Barbosa de Oliveira, Antônio da Silva Ribeiro,Cláudia Maria Messias, Dayse Santoro, Elielso de Souza,Fernando Augusto Dias, Gilse Erbe Miranda, Maria Isabel Jesus, Maria Lelita Xavier, Monica Sequeira Lopes, Paulo Afonso Alves de Souza, Rose Brandão Honório, Rosimere Santana e Vladimir Chaves.

Parabéns a todos que fazem deste programa um sucesso!

Fotos da ASCOM/Coren-RJ, reproduções de postagens do Facebook de Zuleida Vidal, Paulo Afonso, Lílian Behring e outros.




  • BannerLateral_codigo_etica
  • e-dimensionamento-207x117
  • add_5
  • parecer_CT2